Torres Vedras

"10.10.10. Arte entre cidades": Projeto de arte pública na Estrada Nacional 9

31.07.2018

O troço da Estrada Nacional 9 (EN9) situado entre Torres Vedras e Alenquer acolhe, de 29 de julho a 31 de dezembro, o circuito de arte 10.10.10. Arte entre cidades. A exposição, inaugurada no dia 29 de julho, é um dos projetos inseridos no programa da “Cidade Europeia do Vinho 2018 | Torres Vedras/Alenquer”.

Composta por seis obras de arte contemporânea de caráter efémero, a exposição da responsabilidade da curadora Gabriela Raposo conta com a participação de seis artistas convidados: Teresa Henriques, Os Espacialistas, Ayelen Peressini, Ramiro Guerreiro, António Bolota e Inês Teles.

Ferro, terra, argila e madeira são alguns dos materiais usados para dar vida às obras que refletem sobre a herança vinícola destes dois municípios. “De uma forma muito individual, criativa e única cada artista conseguiu pegar nesse elemento que é o vinho e dar-lhe a sua interpretação”, esclareceu Gabriela Raposo.

A mostra que se apresenta, segundo a curadora, como um “passeio territorial pontuado pelo olhar destes artistas” sugere o diálogo entre a arte e a arquitetura através da implantação de obras em vários locais associados ao vinho e ao património cultural deste território.

Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, inaugurou a exposição realçando a importância de unir o vinho à arte de forma a promover a região e o enoturismo. O autarca relembrou que todo o trabalho desenvolvido enquanto “Cidade Europeia do Vinho” tem como objetivo projetar os produtores de Torres Vedras e de Alenquer.

Deixar uma marca no território é para o presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado, o principal objetivo desta associação entre o vinho e a arte. O edil vê neste projeto o reflexo do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos dois municípios.

 

A obra artística na paisagem

Por ocasião da inauguração da exposição realizou-se uma vista guiada que contou com a presença da curadora e dos autores das obras. A visita teve início na Praça Wellington, em Torres Vedras, e percorreu todo o circuito até Alenquer, numa promenade territorial ao longo da EN9.

A obra Gina Lollobrigida da artista Teresa Henriques explora a possibilidade espacial e escultórica de um reservatório de vinho. A peça foi implantada na Praça Wellington, em Torres Vedras, de forma a oferecer ao observador uma perspetiva alteada sobre a mesma. Uma criação que para Gabriela Raposo desafia a “fronteira entre o objeto artístico e o objeto arquitetónico”.

O Instituto da Vinha e do Vinho de Torres Vedras alberga outra das instalações artísticas deste circuito. V.I.D.E. é uma criação dos artistas Os Espacialistas e consiste na reabilitação artística e arquitetónica da cabine e do tabuleiro da balança de pesagem de uvas. Ana Umbelino, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, vê nesta intervenção a capacidade de “perturbar o quotidiano deste espaço, criando instabilidade significacional”.

Continuando pela EN9 surge, na Adega Cooperativa da Carvoeira, mais uma das obras da mostra. Três esculturas implantadas em diferentes zonas de um edifício desativado da Adega compõem a peça _Common_Grounds, da artista argentina Ayelen Peressini. As peças inspiradas nos materiais, formas e cores daquele espaço criam uma instalação passável que leva o visitante a explorar e a conhecer o edifício.

Já no concelho de Alenquer, o visitante é confrontado com uma obra implantada na antiga Adega Cooperativa de Olhalvo. A instalação artística de Ramiro Guerreiro é uma alegoria à ideia de lagar, através da sugestão de um tanque a partir das suas paredes verticais. Para além deste tanque, aberto num dos topos e sem fundo, a intervenção inclui dois bancos corridos que convidam a usufruir do espaço.

Sóbrio e ébrio é o título da criação de António Bolota que se ergue junto à Torre da Couraça, em Alenquer. Ao chegar às portas da vila o visitante é recebido com uma peça que conta a história da relação entre o homem e o vinho. Segundo Gabriela Raposo, “a forma como a obra comunica com a Torre e ao mesmo tempo a respeita cria um equilíbrio simbiótico a nível da implantação”.

O largo junto ao Museu do Vinho, em Alenquer, alberga a última instalação artística do circuito. Numa reflexão sobre as características da indústria vinícola, Inês Teles, apresenta a obra Pinturas sobre estruturas de crescimento. A peça foi pensada para fazer coexistir dois universos, criando assim um desenho espacial que se funde com o local de implantação.

Última atualização: 08.02.2019 - 18:17 horas
voltar ao topo ↑