Torres Vedras

Eco XXI

O Programa ECO XXI foi criado pela Associação Bandeira Azul da Europa, inspirado nos objetivos da Agenda 21, que visa aferir o desempenho na área da sustentabilidade a nível municipal.

Para a atribuição daquele galardão o Concelho de Torres Vedras foi sujeito a uma avaliação externa em que foram levados em linha de conta 22 indicadores relativos àquela área (de caráter educativo, ambiental, económico, administrativo, social, urbanístico e relacionados com a cidadania e equipamentos).

De realçar que Torres Vedras foi um dos 19 municípios que superou os mais recentes objetivos definidos pelo projeto, tendo obtido a sua melhor avaliação (que tem, de resto, melhorado de ano para ano de forma consistente). Saliente-se, também, que desde que o Eco XXI foi criado, o Município tem recebido sempre a respetiva distinção.

"Qualidade do ar e informação ao público", "qualidade da água para consumo humano", "turismo sustentável" e "participação pública e agenda 21 local" foram os indicadores em que o nosso concelho se destacou, no âmbito da última edição do Eco XXI, sendo que por essa razão a técnica municipal Margarida Frade proferiu uma comunicação acerca do trabalho da Câmara Municipal relativamente a este último parâmetro, na respetiva sessão de entrega de distinções.

Pelo quinto ano consecutivo o Município recebeu o galardão do projeto Eco XXI.
Torres Vedras é, assim, um concelho que está atualmente na “linha da frente” em Portugal na área da sustentabilidade.