Torres Vedras

Eco-Escolas

O Eco-Escolas é um Programa Internacional (dinamizado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa) que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, embora possa ser implementado em qualquer grau de ensino, o Programa Eco-Escolas pretende:

  • Encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental.
  • Estimular o hábito de participação envolvendo ativamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e implementação das ações.
  • Motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.
  • Divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em rede a nível nacional e internacional.
  • Contribuir para a criação de parcerias e sinergias locais na perspetiva de implementação da Agenda 21 Local.

O Programa segue uma metodologia inspirada na Agenda 21.

Em termos temáticos deverão ser tratados por todas as Eco-Escolas os temas base: água, resíduos, energia e alterações climáticas e ainda, complementarmente: biodiversidade, agricultura biológica, espaços exteriores, ruído e transportes.

Uma escola que pretenda ser reconhecida com o Galardão (Bandeira Verde Eco-Escolas) deverá apresentar a sua candidatura na qual deverá demonstrar que seguiu a metodologia proposta, cumprindo os objetivos propostos.

As escolas do concelho de Torres Vedras inscritas no Programa Eco-Escolas contam com o apoio do Município de Torres Vedras para o desenvolvimento e concretização dos planos de ação.

Evolução do programa Eco-Escolas no Concelho de Torres Vedras

Gráfico - evolução do programa em Torres Vedras