Torres Vedras

Bandeira Azul

O Município deve assegurar a realização de, pelo menos, cinco actividades de educação ambiental, contextualizado com os objetivos do Programa Bandeira Azul e o tema anual. Pelo menos duas das cinco atividades devem desenvolver o tema anual.

As actividades podem distribuir-se por 4 categorias:

  • Sensibilização/ Publicação de Informação  - Esta categoria inclui a produção de materiais com informações alusivas à defesa do ambiente.
  • Atividades de Participação Passiva - Esta categoria inclui as exposições, o visionamento de filmes, os diaporamas, as conferências e debates, jogos educativos, visitas guiadas, etc.
  • Atividades de Participação Ativa - Esta categoria inclui as atividades onde os participantes contribuem para uma efetiva melhoria do ambiente.
  • Atividades com efeito multiplicador - Esta categoria inclui cursos de formação para professores, monitores e responsáveis por grupos de crianças, ou outros que irão posteriormente e, por si só, desenvolver outras atividades de educação ambiental independentes desta.

Este programa, com o respetivo calendário de actividades, deve estar disponível nos pontos de informação na zona balnear e nas revistas ou jornais turísticos, ou afixada nos postos de turismo.