Torres Vedras

Green City Accord

O Green City Accord (Acordo Cidade Verde) é um movimento voluntário de cidades europeias comprometidas com a salvaguarda do ambiente.

Este Acordo apoiará a concretização do Pacto Ecológico Europeu e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e ao assiná-lo os signatários concordam em desenvolver mais medidas para tornar as suas cidades mais verdes, limpas e saudáveis.

Visão

O Green City Accord reúne autarcas e líderes de administrações locais em toda a Europa em torno de uma visão comum de um futuro urbano onde, em 2030:

“As cidades serão locais atraentes para se viver e promoverão a saúde e bem-estar dos cidadãos. Todos os cidadãos respirarão ar puro, desfrutarão de água limpa, terão acesso a parques e espaços verdes e sentirão menos ruído ambiente. A economia circular será uma realidade e os resíduos terão sido transformados em recursos, incentivando uma maior reutilização, reparação e reciclagem.”

Objetivos

Os signatários do Acordo concordam em tomar mais medidas para atingir os seguintes objetivos até 2030:

  • Melhorar de forma significativa a qualidade do ar nas cidades, aproximando-se do cumprimento das Diretrizes de Qualidade do Ar da Organização Mundial de Saúde e ao mesmo tempo eliminando as excedências dos valores limite.
  • Fazer avanços importantes na melhoria da qualidade dos corpos de água e na eficiência do uso da água.
  • Fazer avanços consideráveis na conservação e melhoria da biodiversidade urbana, inclusive através do aumento da extensão e qualidade das áreas verdes nas cidades, e pela contenção da perda e restauração dos ecossistemas urbanos.
  • Avançar para a economia circular, garantindo uma melhoria significativa na gestão dos resíduos urbanos domésticos, uma redução importante na geração de resíduos e deposição em aterro e um aumento substancial na reutilização, reparação e reciclagem.
  • Fazer uma redução significativa da poluição sonora, aproximando-se dos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

O Município de Torres Vedras subscreveu o Green City Accord através da assinatura da Declaração Política de Compromisso no dia 20 de novembro de 2020, comprometendo-se a desenvolver as políticas e planos de ação para atingir os objetivos nas cinco áreas de gestão ambiental  prioritárias: ar, água, natureza e biodiversidade, economia circular e resíduos e ruído.


voltar ao topo ↑