Torres Vedras

ECOXXI

Desde a sua fundação, em 1990, a secção portuguesa da Foundation for Environmental Education – Associação da Bandeira Azul da Europa (FEE-ABAE) tem vindo a desenvolver em Portugal, campanhas, projetos e programas vocacionados para a mudança de comportamentos, através da sensibilização, formação e educação ambiental para a sustentabilidade, dirigidos a diversos públicos-alvo.

Com a implementação do Programa ECOXXI desde 2005, a FEE-ABAE pretende, por um lado, reconhecer o esforço desenvolvido na implementação de medidas no sentido da sustentabilidade, com especial ênfase na educação, qualidade ambiental, território e responsabilidade social e, simultaneamente, contribuir para a aferição de indicadores de desenvolvimento sustentável ao nível do município.

Assim, através de um conjunto de indicadores de sustentabilidade, o programa ECOXXI possibilita uma análise holística ao desempenho municipal e, por outro lado, antecipar estratégias e definir prioridades convergentes com a comunidade que representa.

Objetivos

Inspirado nos princípios subjacentes à Agenda 21 e em linha com as ações e políticas estabelecidas pela Agenda 2030, o Programa ECOXXI procura reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível do município, através de um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados na educação para a sustentabilidade e na qualidade ambiental.

  • Disponibilizar uma ferramenta de caracterização, monitorização e avaliação em práticas de sustentabilidade;
  • (In)formar para uma maior integração da educação para a sustentabilidade nas políticas municipais;
  • Referenciar e valorizar o progresso das políticas municipais num contexto de sustentabilidade;
  • Reforçar e divulgar as melhores práticas;
  • Contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Estratégia Nacional de Educação Ambiental e definição de indicadores de sustentabilidade local;
  • Reconhecer as políticas municipais em prol do desenvolvimento sustentável.

Resultados – Índice ECOXXI

No âmbito da candidatura ao ECOXXI, o município fornece informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior. Esta é avaliada por um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional onde estão representadas 34 instituições.

O resultado da candidatura resume-se num Índice global percentual de políticas de sustentabilidade segundo o referencial ECOXXI. A Bandeira Verde ECOXXI, é atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50%.

A participação do Município de Torres Vedras no ECO XXI tem demonstrado um esforço de melhoria contínua nos vários indicadores de sustentabilidade, traduzido numa evolução positiva do índice ECO XXI desde 2017 até 2021.

Gráfico com os resultados do índice ECO XXI.


voltar ao topo ↑