Torres Vedras

Agenda

Gil Ferrão | Fazer o Caminho que se Faz Fazendo

Performance

Até 1 de setembro 2019 | 10h00 às 18h00

Evento

Evento já ocorrido

Local: Centro Histórico de Torres Vedras
Destinatários: M/6

Esta atividade integra o(s) programa Festival Novas Invasões

O título da ação remete-nos para a ideia de algo que é feito durante um percurso. Fazer o Caminho que se Faz Fazendo do artista plástico Gil Ferrão, é um trabalho artístico que tem origem no sentido performativo de um percurso pelos caminhos do centro histórico de Torres Vedras. Neste percurso, são criadas estratégias de dialéticas para uma aproximação à comunidade local para que com isto se questione e se redefina a nossa relação com o espaço público enquanto cidadãos.
A construção da escultura-performativa resultará da aglomeração de objetos que serão recolhidos pelo artista nas ruas durante os 4 dias do Festival Novas Invasões. O lado relacional deste projeto é um ponto central no desenvolvimento criativo de uma obra que se vai construindo assumindo a cidade como fluxo das memórias da população que a habita através dos seus objetos. A escultura que resultará desta performance ficará disposta na Praça Machado Santos no final deste evento.

Coprodução: Emerge A.C
Imagem: Gil Ferrão, Rolling Art, gesso, acrílico, alumínio, ferro, 2019


Atividade Gratuita


Evento no Facebook

Além do diálogo fundamental e que serve de pano de fundo ao Festival Novas Invasões - essa relação estrutural e criativa entre um tempo histórico passado e o nosso tempo presente - a programação desta edição procura sugerir novos espaços de experiência, promovendo utopias e mudanças da vida comum, através da expressão artística, da cultura e do pensamento partilhado. Apostámos com maior extensão na partilha e na criação singular convocando o associativismo a fazer parte da construção de uma festa que marca a agenda e os processos de vida em comunidade na cidade. Propomos que espetadores e artistas se cruzem e dialoguem através da vivência dos espaços físicos e imateriais de uma cidade que se reconstrói através da festa e da comunhão. 

Ao longo dos quatro dias do festival, que tem como país convidado a Alemanha, serão apresentados dezenas de espetáculos (Dança, Teatro, Performance) e contaremos com a presença de artistas alemães, espanhóis, franceses e portugueses. Nesta edição destacamos, entre muitos outros, os espetáculos alemães: Theater Titanick, Cia. Artscenico e Photini Meletiadis; os espanhóis Cia. Holoqué e Jean Philipe Kikolas; os franceses Cie. Créature; os portugueses Jonas Runa, João Paulo Santos e PIA; as associações locais ATV, Bolha, CCC, Companhia de Música Teatral e EMERGE. 

O Novas Invasões contará, ainda, com a apresentação de várias exposições, uma mostra de cinema dedicado a realizadores alemães e um ciclo de cultura alemã, onde o visitante se poderá familiarizar com algumas tradições e costumes deste país. 

Para além da História passada ou deste tempo presente, desejamos que com o Novas Invasões se abra espaço para pensar o futuro e viver tempos tão essenciais como o tempo da imaginação ou o tempo da fantasia - outras perceções deste tempo que a todos nos é comum, o nosso tempo de existir

Última atualização: 24.08.2019 - 12:50 horas
voltar ao topo ↑