Torres Vedras

Agenda

Espaço dos Dinossauros

Laboratório de Paleontologia de Portas Abertas 2019

Até 28 de agosto 2019 | 11h00 às 13h00 | 14h30 às 18h00

Visita Espaço dos dinossauros

Evento já ocorrido

Local: Sociedade de História Natural, Estrada Nacional 247 - Santa Cruz

Esta atividade integra o(s) programa Santa Cruz.365 | Onda de Verão

Torres Vedras é um concelho muito rico em património paleontológico, em particular em vestígios de dinossauros e outros vertebrados fósseis que aqui viveram no Jurássico Superior.

Para dar a conhecer ao público em geral a sua atividade, a Sociedade de História Natural terá um Laboratório de Paleontologia de portas abertas a todos. Aqui poder-se-á observar como se limpam e conservam os ossos de dinossauros, bem como ver outros fósseis de vertebrados descobertos no concelho.
A atividade estará aberta a todos, crianças e familiares, que podem visitar e participar em todo o processo.

Esta atividade é realizada em parceria com o Serviço Educativo da Câmara Municipal de Torres Vedras  “Quero ser Cientista” onde podem, pais e crianças, participar em outras atividades sobre ciência.


Projeto Triceratops 3D

Este ano temos mais uma novidade: o Projeto Triceratops 3D.

A Sociedade de História Natural (SHN) está a montar dois esqueletos de dinossauros Triceratops, um dos mais icónicos dinossauros do Cretácico norte-americano que viveu lado a lado com o famoso Tyrannosaurus rex. Este projeto é uma colaboração oficial com o Naturalis Biodiversity Centre, o Museu Nacional de História Natural da Holanda, sediado em Leiden.

Destes dois esqueletos que serão montados em Santa Cruz, o primeiro, original, retornará à Holanda onde será exibido em Leiden quando o novo museu abrir em julho de 2019. O segundo esqueleto será uma réplica, composta por ossos impressos em 3D. Como parte da exposição pública, estes ossos serão impressos ao vivo, em frente ao público, em Santa Cruz. Para além da impressão em 3D dos ossos, o público poderá ver ossos verdadeiros deste dinossauros a serem preparados no nosso laboratório. O segundo esqueleto permanecerá como parte da exposição da coleção da SHN, no núcleo provisório do museu que abrirá portas neste local, em Santa Cruz.

Voluntariado

Durante o programa, a SHN aceita voluntários para o Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia (preparação, limpeza e colagem de ossos de dinossauros e atividades de campo.)
As inscrições estarão abertas através do e-mail laboratorio@alt-shn ou através do site www.shn.pt

 

Info e inscrições: www.shn.pt | laboratorio@alt-shn.org 


Atividade Gratuita


Publicado: 17.05.2019 - 11:55 horas
voltar ao topo ↑