Torres Vedras

Agenda

Castro do Zambujal nas comemorações do Dia da Europa

Até 27 de maio 2019 | 10h00 às 16h30

Evento

Evento já ocorrido

Local: Castro do Zambujal

O Castro do Zambujal é um sítio arqueológico fortificado pré-histórico do período Calcolítico (c. 2850 - 1750 a.C.), caracterizado pela denominada cultura campaniforme, presente em praticamente toda a Europa, desde a Grã-Bretanha e a Irlanda até a Alemanha e a República Checa, além de toda a península italiana e a Sicília.

Esta cultura é caracterizada, para além de tipos de artefactos característicos, como um fenómeno cultural complexo envolvendo trabalhos em metal, especialmente cobre e ouro, pela ornamentação específica e, presumivelmente, conceções ideológicas e cosmovisões compartilhadas.

É também neste período que assistimos ao advento do conflito militar organizado, o que pressupõe a existência de uma nova classe social: o guerreiro.

No dia 27 de maio, poderá visitar este local emblemático e ser guiado numa visita onde sentirá uma brisa com 5000 anos! Através do Audioguia do Zambujal conhecerá várias personagens, umas reais, outras ficcionadas, que o ajudarão a perceber o sítio arqueológico: o sr. Leonel, o arqueólogo, que lhe dirá como descobriu o Castro do Zambujal e o convidará a viajar no tempo; Udim, um jovem pastor que o levará ao interior da fortificação em 2650 a.C.; Ivan, um guerreiro que relata uma guerra; Gabi, uma jovem mulher, que partilhará o quotidiano de uma habitação; e Mathus, um ancião, que contará como foi a paisagem no Vale, 5.000 anos atrás.

Entre as 10h00 e as 16h30, poderá experimentar várias atividades, tais como moagem de cereais, fabricação de ornamentos, técnicas de pintura, fabricação de instrumentos líticos e técnica de fogo. Às 15h00 poderá aprender a cozinhar como em tempos pré-históricos e provar algumas dessas iguarias.

O dia será conduzido pelo Serviço Educativo do Museu Municipal de Torres Vedras e pela equipa de Prehistorical Skills. 


Nota: Aconselha-se o uso de roupa, calçado confortável e chapéu. Recomenda-se trazer água.


Atividade Gratuita


Última atualização: 23.05.2019 - 12:24 horas
voltar ao topo ↑