Torres Vedras

Agenda

Baile Gaiteiro

Até 31 de agosto 2019 | 22h00

Dança Baile Gaiteiro

Evento já ocorrido

Local: Praça Sr. Vinho, Mercado Municipal de Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Festival Novas Invasões

O Baile Gaiteiro assim como o II Encontro Regional de Gaiteiros integram a programação do Festival Novas Invasões 2019.

O “Baile Gaiteiro” tem por missão dar ênfase a um instrumento que teve bastante importância em décadas passadas na região, que com o passar do tempo caiu em desuso, assim como, divulgar a gaita-de-foles, manter a sua preservação e o seu desenvolvimento na cultura moderna. 

Será um momento para bailar à moda oitocentista com quem sabe, ou com quem aprendeu. Momento de celebração do tempo, espirito universalista do Festival Novas Invasões, promovendo e privilegiando o encontro e a relação entre pessoas de diversas e diferentes origens, comemorando o encontro, a alegria, e a festa.

Este ano lançamos o desafio a toda a comunidade, em vários momentos programados durante o ano, com a intenção de potenciar a participação em massa no "Baile Gaiteiro" que contará com repertório tradicional de danças históricas e de tradição Europeia.

Nesta edição o Baile Gaiteiro irá contar com a banda Zikhamu, um trio entre duas nacionalidades, num percurso exploratório dos 12 instrumentos tradicionais que tocam entre si a música folk de diversas partes da Europa que os inspira. Com Elena Valsecchi na concertina, Gustavo Portela nas flautas e na gaitas-de-fole, e Paulo Magueijo na nyckelharpa, bouzouki e sanfona, uma noite que se vai fazer de danças, através de viagem sonora pela Europa fora.

Venham aprender a bailar! 



Horário

19h00 | Workshop de danças tradicionais europeias
Local: Praça Sr. Vinho, Mercado Municipal de Torres Vedras
21h00 | Concentração para desfile Gaiteiro
Local: Largo São Pedro
21h30 | Desfile Gaiteiro
Percurso: Largo São Pedro, Rua 9 de abril, Praça da República, Av. 5 de outubro, Rua Tenente Valadim, Praça em frente ao Mercado Municipal
22h00 | Baile Gaiteiro
- Atuação conjunta dos Gaiteiros presentes no Encontro de Gaiteiros
- Atuação do grupo Zikhamu 
Local: Praça Sr. Vinho, Mercado Municipal de Torres Vedras 

Mandador: Carlos Pedro Alves
Parceiros: Associações com dança do Concelho de Torres Vedras; Executantes de Gaitas de Foles de Torres Vedras; Grupo de Danças Históricas da Batalha do Vimeiro


Atividade Gratuita


O Baile Gaiteiro integra a programação do Festival Novas Invasões 2019, a acontecer de 29 de agosto a 1 de setembro. Previsto para dia 31 de agosto, o Baile Gaiteiro irá receber todas as pessoas de braços abertos, será um momento de festa, de alegria, de encontro e de celebração da dança.

Este ano lançamos o desafio a toda a comunidade. Queres integrar o grupo do "Baile Gaiteiro" e bailar à moda oitocentista num reportório de danças históricas e de tradição Europeia?

Tens agora a oportunidade de o fazer, bastará frequentar os workshops programados para os próximos meses de maio e junho.

Venham aprender a bailar e tragam a família e amigos! Todos que venham para dançar são bem vindos!

Formador: Carlos Pedro Alves

Ficha de Inscrição
Normas de Participação
Edital 180/2019

Última atualização: 21.08.2019 - 16:16 horas
voltar ao topo ↑