Torres Vedras

Agenda

As pessoas no centro do sistema e das políticas de saúde

Fórum Saúde XXI - Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019

Até 18 de maio 2019 | 09h30

Debate/Seminário Fórum Saúde XXI - Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho

A primeira conferência do Fórum Saúde XXI - Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019 irá decorrer no dia 18 de maio, às 9h30, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho, em Torres Vedras.

"As pessoas no centro do sistema e das políticas de saúde" é o tema desta conferência, que irá contar com várias comunicações e dois painéis de discussão. 

Programa

9h00 - Registo e receção

9h30 - Boas-vindas. Com Laura Rodrigues, vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

10h00 - Integração de cuidados: o desafio do SNS do futuro. Com Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde

10h20 - Integração de cuidados: apresentação do programa de cuidados integrados de doentes crónicos complexos do CHLO / ACES Lisboa. Com Luís Campos, diretor do Serviço de Medicina Interna do CHLO

10h40 - Integração de cuidados: apresentação de um caso de sucesso da Unidade de Hospitalização Domiciliária do CHO. Com Elsa Baião, presidente do Conselho de Administração do CHO

11h00 - Painel de discussão

Moderadora: Cristina Campos, presidente da Novartis Portugal

Participantes: Adalberto Campos Fernandes, Luís Campos e Elsa Baião

11h30 - Pausa para café

11h45 - Painel de discussão: A complementaridade entre o setor público, privado e social como fator de proximidade e satisfação das pessoas

Moderador: Nelson Fontainhas, partner na Deloitte

Participantes: Luís Pisco, presidente da ARS Lisboa e Vale do Tejo, João Marrana, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Diácono Horácio Félix, presidente do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz e presidente da Assembleia-Geral da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Lisboa (UDIPSS) e Joaquim Ferreira, neurologista, professor de Neurologia e Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina (FMUL), diretor do Laboratório de Farmacologia Clínica da FMUL, líder de grupo, Instituto de Medicina Molecular e diretor clínico do CNS - Campus Neurológico Sénior.

12h45 - Encerramento. Com Mário Pinto, Assessor para a Saúde da Presidência da República.

13h00 - Networking Lunch nos Paços do Concelho

Info e inscrições: tvedras.pt/forumdasaudexxi


Atividade Gratuita


Debater a integração de cuidados e a descentralização da sua gestão e prestação no Oeste é o que propõem o Fórum Saúde Século XXI e a Câmara Municipal de Torres Vedras com a realização do Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019.

No ano em que se assinalam os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde - SNS, é importante realçar o seu impacto na sociedade portuguesa, nomeadamente enquanto fator de coesão social. No entanto, este é também o momento para refletir sobre as expectativas dos cidadãos relativamente ao SNS e os desafios que este terá de enfrentar.

O envelhecimento da população, sendo um fator positivo, acarreta um conjunto de novos desafios, quer ao nível da morbilidade múltipla, quer ao nível das doenças mentais, particularmente na área da demência.

Para fazer face a estes desafios é necessário integrar e descentralizar. A integração dos cuidados primários, hospitalares e continuados, mais do que uma "moda", é uma inevitabilidade que temos de aceitar e implementar.

A descentralização é a forma mais fácil de aproximar o SNS das pessoas e das suas necessidades e expectativas relativamente à saúde em geral e aos cuidados integrados em particular.

No âmbito do Fórum Saúde XXI irão, ainda, decorrer as tertúlias "Bang Talks", reservadas a profissionais de saúde, que terão lugar na sala Bang Venue e antecedem as conferências.

Última atualização: 03.05.2019 - 17:46 horas
voltar ao topo ↑