Torres Vedras

Agenda

Bio e Geodiversidade do Litoral Torriense

Até 11 de maio 2019 | 10h00 às 18h00

Formação Praia Azul

Evento já ocorrido

Local: Centro de Educação Ambiental
Destinatários: Professores

Torres Vedras é um concelho com cerca de 20Km de costa marítima, sendo abrangido por 2 Sítios da Rede Natura 2000. É constituído por uma alternância de paisagens caracterizadas por diversos tipos de costa: retilíneas arenosas precedidas por arribas; arenosas configuradas por baía; rochosas e arenosas; totalmente rochosas e praias associadas a sistemas dunares.

As condições geo-ecológicas associadas à ação da ondulação, correntes marinhas e vento levaram ao aparecimento destes ecossistemas costeiros.

É fundamental que este património litoral biológico e geológico, extremamente rico e variado, seja conhecido e preservado. Para isso, devem ser adotadas medidas práticas de conservação dos espaços naturais, de preservação de espécies da fauna e da flora e das unidades geológicas associadas a estes locais (arribas e dunas) e de manutenção do equilíbrio destes ecossistemas, cujo conhecimento é parte integrante da cidadania ativa.

A educação ambiental nas escolas torna-se um instrumento fundamental uma vez que os mais novos estão mais disponíveis à modificação de atitudes e à construção de valores.

Desta forma, esta formação contará com uma parte teórica onde serão abordados os principais conceitos associados à Biologia e Geologia do litoral e terá uma saída de campo, à Praia Azul, onde serão efetuados pequenos exercícios que podem ser feitos com alunos de todos os níveis de ensino.

Inscrições: http://tvedras.pt/bioegeodiversidade 
Informações:
 261 314 163/918 773 342 cea@cm-tvedras.pt 
Formadores: Carla Teles e João Paulo Santos


Atividade Gratuita


Última atualização: 09.04.2019 - 17:50 horas
voltar ao topo ↑