Torres Vedras

Agenda

Quo Vadis Europa?

Sessão do Projeto "A Política contada aos Jovens"

Até 27 de abril 2019 | 15h00 às 17h00

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude
Destinatários: Jovens

Num mundo em constante mudança, a União Europeia tem sido desafiada por muitos fatores que ameaçam o projeto europeu. O Brexit, o populismo e a ascensão dos partidos de extrema-direita, a crise migratória e a insatisfação dos cidadãos com os seus líderes são cada vez mais presentes nos estados europeus. Este ambiente, alimentado pela falta da transparência governativa provocam desconfiança e incentivam os movimentos antieuropeístas a ganhar espaço político na sociedade. O futuro rumo da Europa passa não só por reformas e mudanças de lideranças mas também um retorno aos seus princípios primordiais. A União Europeia foi criada para garantir a paz, estimular o desenvolvimento económico, reforçar a democracia e a solidariedade entre os estados, e promover a coesão social. Estes valores permitiram que as pessoas se sentissem europeias, inspirando confiança no projeto que transformaram os países aderentes. Pretende-se assim, uma análise ao contexto político e social, os desafios que a União enfrenta e um debate sobre o futuro do projeto político e económico europeu.

“A Política contada aos Jovens – (In)formar e Consciencializar para melhor atuar.”
A política é uma atividade humana que integra e articula todas as outras. É impossível compreendermos e agirmos sobre o mundo atual sem uma compreensão dos fenómenos políticos, seja a nível local, nacional ou internacional. A formação que se pretende proporcionar aos jovens do concelho constitui um exercício da cidadania.
Deste modo, e considerando que a educação e a participação política dos mesmos são duas variáveis que se interligam, o principal objetivo destas sessões, desenvolvidas no âmbito do Conselho Municipal da Juventude, é fomentar e promover uma cidadania e participação cívica ativa, bem como um maior envolvimento e formação nas questões relacionadas com a política.

Dinamizadora: Corina Lozovan


Atividade Gratuita


Última atualização: 14.03.2019 - 12:26 horas
voltar ao topo ↑