Torres Vedras

Agenda

Sessão de Esclarecimento sobre Limpeza de Terrenos Florestais

13 de fevereiro de 2019 | quarta | 18h45

Debate/Seminário Sessões de Esclarecimento sobre as Faixas de Gestão de Combustíveis - Limpeza de Terrenos

Evento já ocorrido

Local: Sede da Junta de Freguesia de São Pedro da Cadeira

No meio rural, por vezes as habitações encontra-se completamente envolvidas por vegetação. Criar uma Faixa de Gestão de Combustíveis (FGC) no terreno envolvente à sua edificação é a sua melhor proteção. Os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que detenham terrenos à volta de edifícios inseridos no espaço rural são obrigados a proceder à gestão da vegetação.

Neste sentido, o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Torres Vedras, os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e a Guarda Nacional Republicana - Núcleo de Proteção Ambiental promovem sessões de esclarecimento em todas as freguesias do concelho de Torres Vedras!



No meio rural, por vezes as habitações encontra-se completamente envolvidas por vegetação. Criar uma Faixa de Gestão de Combustíveis (FGC) no terreno envolvente à sua edificação é a sua melhor proteção.

Os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que detenham terrenos à volta de edifícios inseridos no espaço rural são obrigados a proceder à gestão da vegetação.

Eliminando material inflamável à volta da sua casa cria um espaço de segurança:

  • Corte e remova a vegetação herbácea e arbustiva numa faixa de 50 metros de edificações isoladas e 100 metros das localidades.
  • Remova as árvores necessárias de modo a deixar um intervalo entre copas contiguas de 4 metros no mínimo, exceto nos povoamentos de pinheiro bravo e eucalipto cuja distância entre copas deve ser no mínimo 10 metros.
  • As copas das árvores e arbustos tem de estar distanciados mais de 5 metros dos edifícios.
  • Desrame as árvores 4 metros acima do solo (para árvores inferiores a 8 metros desrame 50% de altura).
  • Mantenha a lenha, madeira, sobrantes de exploração agrícola ou florestal ou resultantes da desmatação (lenha, folhagem, ramos, palha, etc.) fora da FGC.
  • Remova as ervas secas, folhas mortas, caruma dos pinheiros e ramos que se encontram no chão, na cobertura dos edifícios, caleiras, algerozes e passadiços de madeira.

O Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Torres Vedras, Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e GNR - Núcleo de Proteção Ambiental promovem sessões de esclarecimento em todas as freguesias do concelho. Informe-se!

Para mais informações consulte a Lei nº76/2017 de 17 de agosto, Decreto-Lei nº10/2018 de 14 de fevereiro, Lei nº 71/2018 de 31 de dezembro, Despacho n.º 744/2019 de 17 de janeiro, ou contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil | Gabinete Técnico Florestal, através do número 261 320 764 ou do email gtf@cm-tvedras.pt

 

voltar ao topo ↑