Torres Vedras

Agenda

O Cônsul de Bordéus

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Até 27 de janeiro 2019 | 15h00

Cinema O Cônsul de Bordéus

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras

No Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, dia 27 de janeiro, realiza-se uma mesa redonda com o mote "(Re)pensar a memória do Holocausto hoje: desafios e realizações", às 15h00, no Teatro-Cine de Torres Vedras. Esta mesa redonda pretende ser uma introdução ao filme O Cônsul de Bordéus.

Participam neste debate, o Embaixador Luís Barreiros, Ministério dos Negócios Estrangeiros e Chefe da delegação portuguesa junto da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA); Goffredo Adinolfi, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa e Marta Torres, da Associação de Professores de História. Susana Bastos Mateus, Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Universidade de Lisboa será a moderadora.

O Cônsul de Bordéus é um filme de Francisco Manso e João Correa, que retrata a ação de Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus que, em 1940, desafiou ordens expressas do Governo, ao conceder cerca de 30.000 vistos de entrada em Portugal a refugiados de origem judia, que fugiam da Alemanha Nazi, na Segunda Guerra Mundial.

Participam Vítor Norte, Carlos Paulo, João Monteiro, Leonor Seixas, Manuel de Blas, Laura Soveral, Sara Barros Leitão, Miguel Borines, Pedro Cunha, Joaquim Nicolau, São José Correia, Patrícia Ferreira, Santiago Lagoa e António Neiva.

Info:  261 148 633 cijtb@cm-tvedras.pt / 261 310 484 museu.rececao@cm-tvedras.pt 
Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras e Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste" da Universidade de Lisboa com a parceria da Associação de Professores de História


Atividade Gratuita


Última atualização: 22.01.2019 - 16:27 horas
voltar ao topo ↑