Torres Vedras

Agenda

Dia Mundial da Diabetes

Até 18 de novembro 2018

Mais

Evento já ocorrido

Local: Concelho de Torres Vedras

A Câmara Municipal de Torres Vedras, o ACES Oeste Sul (Centro de Saúde de Torres Vedras), o CHO (Unidade de Torres Vedras), através da Unidade Funcional Coordenadora da Diabetes destes serviços de saúde, com a parceria das Farmácias do Concelho de Torres Vedras, vão realizar as comemorações do Dia Mundial da Diabetes, de 12 a 18 de novembro. 
Pretende-se consciencializar a comunidade sobre a doença e divulgar ferramentas para a prevenção da diabetes. Para as pessoas que sofrem de diabetes, as ações visam difundir métodos para melhorar o conhecimento, compreender a doença e prevenir as suas complicações.
 
O Dia Mundial da Diabetes é celebrado anualmente a 14 de novembro, este dia foi criado em 1991 pela internacional Diabetes Federation e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de dar resposta ao aumento preocupante de casos de diabetes no mundo. Cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em cada dois adultos com diabetes não está diagnosticado.
 
As ações desenvolvidas neste âmbito, por todo o mundo, têm como objetivo chamar a atenção da população e dos meios de comunicação social para a diabetes, através da realização de eventos, programas de televisão e de rádio, atividades desportivas e iluminação de monumentos a azul.
 
(O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul desde 2007, ano em que se torna um Dia das Nações Unidas. O círculo representa a união e é um símbolo universal de Vida e Saúde. O Azul representa a cor do céu que une todas as nações da Terra e é também a cor da bandeira das Nações Unidas. O símbolo do círculo azul representa a unidade necessária da comunidade Global para responder à ameaça da pandemia de Diabetes.)
 
PROGRAMA
12 a 18 de novembro 
Iluminação azul da fachada da Igreja de Santa Maria do Castelo
 
13 de novembro
14h00 | Avaliação do Risco da Diabetes - Centro de Saúde de Torres Vedras, Unidade de Cuidados na Comunidade
Destinatários: Comunidade
Local: Centro de Intervenção Comunitária da Boavista-Olheiros
 
14 de novembro 
09h00 | " Vamos falar sobre Diabetes" - Filipa Nascimento, Enfermeira ACES Oeste Sul, Centro de Saúde de Torres Vedras, Unidade de Cuidados na Comunidade 
Destinatários: Alunos 2º ciclo da EB Campelos
Local: Biblioteca da EB Campelos
 
10.40h | "Vamos falar sobre Diabetes" - Filipa Nascimento, Enfermeira ACES Oeste Sul,  Centro de Saúde de Torres Vedras, Unidade de Cuidados na Comunidade 
Destinatários: Alunos 3º ciclo da EB Campelos
Local: Biblioteca da EB Campelos
 
12h30 | Concurso de Sopas
Destinatários: Famílias/alunos da EB Campelos
Local: Refeitório da EB Campelos
 
18h00 | Conversas sobre a Diabetes
Saúde no Concelho de Torres Vedras – Politicas de Apoio à Prevenção e Diagnóstico da Diabetes - Ana Umbelino - Vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras
“Complicações da Diabetes. Contributo das novas terapias e inovações tecnológicas no seu tratamento" - Sérgio Borges, Médico Centro Hospitalar do Oeste - Medicina Interna e Diabetes
“Diabetes e os problemas de visão” - José Henriques, Médico Oftalmologista, Instituto de Retina de Lisboa
"Exercício Físico e a Diabetes" - Marcos Agostinho, Médico ACES Oeste Sul. Centro de Saúde de Torres Vedras - Unidade de Saúde Familiar de Santa Cruz (Silveira)
Moderador: Armando Fernandes, Presidente da Associação para a Prevenção da Saúde do Doente Diabético
Destinatários: Profissionais de saúde e comunidade
Local: Auditório Torres Vedras Labcenter
 
21h00 | Participação especial na Torres Vedras Night Run “Não à Diabetes”
Destinatários: Comunidade
Local: Praça Machado dos Santos (Praça da Batata)
 

Atividade Gratuita


Última atualização: 07.11.2018 - 10:26 horas
voltar ao topo ↑