Torres Vedras

Agenda

Colóquio sobre Jaime Batalha Reis

Até 30 de novembro 2018 | 17h00 às 19h00

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho

Esta atividade integra o(s) programa Cidade Europeia do Vinho 2018 | Torres Vedras/Alenquer

"Jaime Batalha Reis nasceu em 24 de Dezembro de 1847, numa família da burguesia lisboeta, de pai liberal com alguns teres e haveres, proprietário no Turcifal, onde era um conhecido produtor de vinhos. Depois de frequentar, em regime de internato, o colégio alemão Roeder, matriculou-se no Instituto Geral de Agricultura onde, depois de um brilhante percurso escolar, se formou em agronomia.”  Maria José Marinho 
 
“Integrando o Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea da Biblioteca Nacional de Portugal, o espólio de Jaime Batalha Reis (1847-1935), engenheiro de formação e diplomata de ofício, com 28 anos de permanência em Inglaterra, reafirma seu amplo espectro de interesses - história, geografia, literatura, agricultura, estética, pintura, música, estudos linguísticos – espectro este configurado em notas, apontamentos vários, textos de imprensa, ensaios e estudos, acabados e inconclusos, publicados e inéditos, encontrando ecos também em sua vasta correspondência.” Elza Miné

Nota biográfica – Elza Miné
Elza Miné possui graduação em Letras Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1957), Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1970), Pós Doutorado no King’s Colege da Universidade de Londres (1972-1973). Defendeu Livre Docência na Universidade de São Paulo (1991), onde atualmente é professora colaboradora (aposentada) da Área de Pós Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. 
Foi professora titular da PUC de São Paulo (1973-1983), professora convidada da State University of New York at Stony Brook (1979-1980), onde também atuou como consultora curricular estrangeira para assuntos luso-brasileiros. Foi também professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários na Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil (2013-2017).
Principais publicações: 
Alguns Homens de Meu Tempo e Outras Memórias de Jaime Batalha Reis (2017); Edição Crítica de Textos de Imprensa IV (da Gazeta de Notícias) de Eça de Queirós, com a colaboração de Neuma Cavalcante (2002); Páginas Flutuantes: Eça de Queirós e o Jornalismo no Século XIX (2000); Jaime Batalha Reis: O Descobrimento do Brasil Intelectual pelos Portugueses do Século XX (1988) ; Eça de Queirós Jornalista (1986). 
É pesquisadora Senior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As suas atividades de docência e pesquisa realizam-se nos campos da Literatura e Imprensa no século XIX (Brasil e Portugal), da produção de Eça de Queirós e Jaime Batalha Reis, das relações da Geração de 70 com o Brasil, e da Crítica textual (autores modernos): edições críticas e comentadas. É membro do Conselho Editorial das revistas Via Atlântica, USP, e Queirosiana, Fundação Eça de Queirós. Integra o Conselho Cultural da Fundação Eça de Queirós, Tormes, Portugal.
 
 
Nota biográfica - José Eiras Dias
INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA E VETERINÁRIA
INIAV – Dois Portos
Qualificação Académica: Licenciado em Engenharia Agronómica, Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, 1978, 14/20. Doutor em Engenharia Agronómica, Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, 1995.
Atividades anteriores e situação atual em termos científicos e profissionais (Instituição, cargos e datas): Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) - Estação Vitivinícola Nacional (EVN): Engº Agrónomo Estagiário – Tarefeiro, 1980-1988. Responsável pela Coleção Ampelográfica Nacional, desde 1986.
Estagiário de Investigação, 1988-1990. Assistente de Investigação, 1990-1995. Investigador Auxiliar, 1995-2006. Responsável da Secção de Ampelografia e Seleção do Departamento de Viticultura da EVN, 1995-2008. Responsável pelo Departamento de Viticultura da EVN, 1996-2008. Investigador Auxiliar habilitado para o exercício de funções de coordenação científica, desde 2006. Coordenador da Unidade de Investigação em Viticultura e Enologia do INIAV, desde 2012. Diretor da revista científica Ciência e Técnica Vitivinícola / Journal of Viticulture and Enology, desde 2012. Coordenador do Pólo de Atividades de Dois Portos (ex-EVN) do INIAV, desde 2017.
Domínio de especialização: Ampelografia, Preservação e valorização de Recursos Genéticos de Videira.
Interesses de investigação: Caracterização morfológica e molecular de populações e variedades de Vitis vinifera. 
Responsável do Projeto ‘Suscetibilidade ao Oídio na videira: relação fenótipo-genótipo no germoplasma português’ (PTDC /AGR-PRO/4261/2014) - 2016/19. Responsável da Equipa INIAV do Projeto ‘Vinhos, competitividade, políticas ambientais e sanitárias das empresas da zona SUDOE - acompanhamento da aplicação de metodologias’ (SOE1/P2/F0246) – 2016/19. Responsável da Equipa INIAV do ‘Projeto Estratégico de Apoio à Fileira do Vinho na Região Centro’ (CENTRO-04-3928-FEDER-000001000001) – 2016/18. Foi Responsável por 20 projetos e Membro das equipas de investigação de outros 20 projetos de I&D, financiados pelo INIA, pela FCT ou pela UE.
Integrou diversos grupos de trabalho, portugueses e internacionais, vocacionados para a preservação de recursos genéticos.
Membro da ‘Vitis Working Group’ on European Cooperative Programme for Crop Genetic Resources Networks (ECP/GR Fruit Network).
No âmbito do ensino universitário e politécnico, tem lecionado sobre Ampelografia no âmbito das cadeiras de Viticultura. Autor e co-autor de cerca de cento e vinte trabalhos publicados em revistas científicas e técnicas, portuguesas e estrangeiras, ou apresentados em manifestações científicas
Moderador: António Carneiro
Oradores: Elza Míné – “Jaime Batalha Reis: Versatilidade, Inovação e Intervenção cultural” e José Eiras Dias – “Jaime Batalha Reis e a Quinta da Viscondessa”
 

Atividade Gratuita


Última atualização: 05.11.2018 - 15:11 horas
voltar ao topo ↑