Torres Vedras

Agenda

Sessão de Esclarecimento sobre a Modernização da Linha Ferroviária do Oeste

Até 19 de março 2018 | 18h00

Mais Foto da autoria de

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho

O projeto de modernização da Linha do Oeste, entre Meleças e as Caldas da Rainha, envolve um investimento total de 107 milhões de euros. Numa extensão total de 87 quilómetros, esta será uma das maiores intervenções ferroviárias efetuadas nos últimos anos no nosso país.

O projeto assenta na eletrificação da linha, duplicação dos troços entre os km 20 a 31 e 38 a 45; intervenção nos sistemas de sinalização e telecomunicações; que permitirá viajar entre Lisboa e Torres Vedras em menos de 50 minutos.

A nível concelhio destacam-se a reparação de túneis, a supressão de várias passagens de nível e a construção de novas plataformas de passageiros que contribuirão para aumentar a frequência de comboios diários de 8 para 24.

Neste projeto estão consideradas ainda as passagens desniveladas, incluindo as respetivas vias de acesso, pontes ferroviárias e passagens hidráulicas, estruturas de contenção, drenagem, estudos hidrológicos e vedações.

Paralelamente a este projeto o Plano Municipal de Transportes de Torres Vedras prevê soluções a nível de estacionamento Park & Ride.

A Agência Portuguesa do Ambiente colocou em consulta pública a Avaliação do Impacte Ambiental (AIA) do projeto de modernização da Linha Ferroviária do Oeste, no troço entre Mira-Sintra/Meleças e Caldas da Rainha até 27 de março.

A Linha do Oeste liga as estações de Agualva-Cacém, no concelho de Sintra, à estação da Figueira da Foz. É uma das mais antigas do País.


Atividade Gratuita


Última atualização: 16.03.2018 - 18:07 horas
voltar ao topo ↑