Torres Vedras

Agenda

A minha casa é a tua casa

A coleção de Serralves em Torres Vedras

Até 17 de junho 2018 | 21h00

Exposição A minha casa é a tua casa

Evento já ocorrido

Local: Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

O título desta exposição corresponde à expressão com que asseguramos a alguém que a nossa hospitalidade é sincera; também institui a casa enquanto centro de uma relação entre duas ou mais pessoas - dialética que pode sintetizar a dinâmica entre artista e espectadores: as casas imaginadas por artistas serão temporariamente a nossa casa. 

É, de facto, muito considerável a quantidade de artistas para quem a casa é tema e pretexto. Os artistas e as obras presentes nesta exposição colocam o doméstico e o quotidiano no centro das suas preocupações, propondo diferentes interpretações daquilo que se entende por casa.

Independentemente do ângulo adotado, a casa parece sempre encetar um jogo subtil entre o privado e o público. Talvez por isso alguns dos artistas presentes em "A Minha Casa é a Tua Casa” sublinhem a relação da casa com a rua e com a cidade, dedicando-se a pensar questões eminentemente urbanísticas.

Aos ideais utópicos e de libertação do homem que estiveram na base da arquitetura e do urbanismo modernistas, estes artistas contrapõem modelos vernaculares de ampliação de casas (as marquises) ou um território desordenado em que se mesclam organismos urbanos e rurais, outrora coerentes e estanques. 

As casas destes artistas são a nossa casa.

Helena Almeida, Filipa César, Pedro Cabrita Reis, Tony Cragg, Patrícia Garrido, Gordon Matta-Clark, Juan Muñoz, Bruce Nauman, Luís Palma e Christopher Williams.

 


Atividade Gratuita


Última atualização: 23.04.2018 - 16:08 horas
voltar ao topo ↑