Torres Vedras

Agenda

Canção do Bandido

Ópera - Temporada Darcos

Até 20 de novembro 2018 | 21h30 às 23h00

Música

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/6

tindo do conto tradicional O Macaco de Rabo CortadoCanção do Bandido imagina uma personagem que não é um macaco mas um advogado, Casanova dos tempos modernos, homem que acumula conquistas e as vai trocando por novas conquistas, sem pensar muito nas consequências dos seus actos. O casanovismo e o donjuanismo são revisitados numa época em que as guerras dos sexos (ou dos géneros) já não são o que eram, ou têm pelo menos discursos e legitimidades diferentes. Coros gregos e essencialismos em tempos digitais e de #MeToo? Em quem devemos acreditar: no libreto, nos protagonistas, nos antagonistas, ou nas personagens que, falando em vez de cantar, contestam estes diálogos, estes tipos, esta dialéctica?

De D. Giovanni à música pop, dos bordões linguísticos aos jogos nonsense, as personagens de Canção do Bandido trazem para o palco tudo o que lhes ocorre, tudo o que sirva as suas estratégias ou ilustra as suas dúvidas. E os espectadores, certamente, tomam partido.

 


Música & direção musical: Nuno Côrte-Real

Libreto: Pedro Mexia

Encenação: Ricardo Neves-Neves

Cenário: Henrique Ralheta

Figurinos: Rafaela Mapril 

Desenho de luz: Luís Duarte

Solistas

André Henriques: (Macaco)

Bárbara Barradas: (Mulher)

Cátia Moreso: (Mulher)

Inês Simões (Mulher)

Marco Alves dos Santos (Oponente)

Sónia Alcobaça (Mulher)

Piano: Joana David

 

Coro do Teatro nacional de São Carlos


Maestro Titular: Giovanni Andreoli

Maestro Assistente: Kodo Yamagishi

Tenores: Alberto Lobo da Silva, Alexandre S. David, Arménio Afonso Granjo, Carlos Pocinho, Carlos Silva, Diocleciano Pereira, Francisco Lobão, João Cipriano, João Monteiro Rodrigues, João Queiroz, João Rodrigues, Luís Castanheira, Mário Silva, Nuno Cardoso, Rui Pedro Antunes e Victor Carvalho 

Baixos: Alexandr Jerebtsov, Carlos Homem, Carlos Pedro Santos, Ciro Telmo Martins, Costa Campos, Eduardo Viana, Enrico Caporiondo, Frederico Santiago, João Miranda, João Oliveira, João Rosa, Leandro Silva, Nuno Dias, Osvaldo Sousa, Simeon Dimitrov.


Assistência de Encenação: Rafael Gomes e Diana Vaz
Diretor Musical de Cena: João Paulo Santos
Maestros correpetidores: Joana David e Nuno Margarido Lopes
Direção de Cena: Bernardo Azevedo Gomes (Director) e Álvaro Santos
Apoio Direção de Cena: Luís Ferreira e Daniel Luís
Técnicos de Palco: Luís Ferreira e Daniel Luís
Operação de luz: Luís Duarte 
Operação de Som: João Crispim
Produção Executiva: Força de Produção
Coprodução: Teatro da Trindade Inatel, Teatro nacional de São Carlos e Temporada Darcos. 

Duração 90 min. s/intervalo

 

Crédito Fotográfico: Filipe Ferreira


Lotação: 400
Preço: 5
Comprar Bilhetes
Evento no Facebook

Teatro-Cine de Torres Vedras-

Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 17h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Acreditando que o turismo cultural é um mecanismo de forte desenvolvimento económico e social, a 11ª edição da TEMPORADA DARCOS tem como principal linha orientadora o cruzamento entre turismo e cultura, almejando o desenvolvimento e a promoção nacional e internacional de Lisboa e da Região Oeste, através da realização de concertos, workshops e master classes em locais emblemáticos, e outros insuspeitos. O destaque principal vai para a visita pela primeira vez a Portugal das afamadas orquestras Orquesta Sinfonica Castilla y León, sediada em Valladolid, e da Orchestra Sinfonica Giuseppe Verdi (La Verdi), sediada em Milão; especial menção, também, para a participação da mais internacional soprano portuguesa, Elisabete Matos, e do prestigiado ator Paulo Pires. Afirmando-se perentoriamente como um dos mais importantes grupos de câmara lusitanos, o ENSEMBLE DARCOS interpretará uma série de concertos cujo repertório será preenchido com obras capitais da história da música ocidental, assim como a mais recente música portuguesa contemporânea, onde se destacam os nomes dos compositores Luís Tinoco, Fernando Lapa, João Madureira e Carlos Marecos.

A TEMPORADA DARCOS, tendo como outra importante linha orientadora a sua atividade educativa e pedagógica, irá promover ao longo de 2018 uma série de master classes com reputados músicos nacionais e internacionais, a 2ª edição do "Workshop para Miúdos e Graúdos" no Hotel Golf Mar, em Porto Novo, e a reposição cénica do Lagarto Pintado, cancioneiro infantil onde se revisitam as mais célebres canções do imaginário musical português. Por último, destaque para o ambicioso projeto de ópera em parceria com o Inatel Teatro da Trindade, com a apresentação de uma nova ópera de Nuno Côrte-Real e Pedro Mexia, a partir do conto tradicional “O Macaco de Rabo Cortado”, transformado em comédia satírica ao superficial e consumista mundo em que vivemos. A encenação será assinada por Ricardo Neves Neves.

Organização 
Câmara Municipal de Torres Vedras | Teatro-Cine de Torres Vedras | Temporada Darcos
Parceiros
CCB | Teatro da Trindade | Inatel | República Portuguesa | Culturgest
Apoio à Divulgação
Antena 2 | Turismo Centro Portugal | Apoio Institucional |Câmara Municipal de Lisboa | Câmara Municipal de Alenquer | Embaixada de Espanha em Portugal | Cooperacion Espanhola
Hotel Oficial
Hotel Golf Mar
Patrocinador Oficial
Xpress You
Apoio
Oeste Portugal

TEMPORADA DARCOS 2018
Direção artística: Nuno Côrte-Real
Consultor: Afonso Miranda
Relações Públicas: Rita Pereira
Comunicação e Assessoria de Imprensa: Débora Pereira
Produção e Projetos: Henrique Figueiredo
Comunicação e Imagem: Câmara Municipal de Torres Vedras

Última atualização: 19.11.2018 - 17:31 horas
voltar ao topo ↑