Torres Vedras

Agenda

Da Vinha ao Vinho

Concerto Temporada Darcos

Até 24 de junho 2018 | 18h00

Música TEMPORADA DARCOS 018

Evento já ocorrido

Local: Adega Casa Santos Lima, Alenquer
Destinatários: M/6

Esta atividade integra o(s) programa Cidade Europeia do Vinho 2018 | Torres Vedras/Alenquer

Para mesclar o inebriante mundo das adegas com o também inebriante mundo da música, o ENSEMBLE DARCOS apresentará em versão de concerto a música de cena “História do Soldado”, de Igor Stravinski, um enredo faustiano que conta as peripécias de um soldado violinista com o Diabo em pessoa(s)! A música está imbuída de influências de jazz, assim como ambientes de circo e de feira, fazendo desta obra uma das mais célebres e populares do séc. XX. Narrados pelo ator Paulo Pires, cuja voz penetrante irá dar vida às peripécias do Soldado, estes serão dois concertos imperdíveis, nos quais se poderá também saborear alguns dos melhores vinhos da região de Lisboa.

Programa

I. Stravinski (1882-1971)
Música de Cena “ História do Soldado”

 

ENSEMBLE DARCOS
Paulo Pires, narrador
Nuno Côrte-Real, maestro

 


Atividade Gratuita


Acreditando que o turismo cultural é um mecanismo de forte desenvolvimento económico e social, a 11ª edição da TEMPORADA DARCOS tem como principal linha orientadora o cruzamento entre turismo e cultura, almejando o desenvolvimento e a promoção nacional e internacional de Lisboa e da Região Oeste, através da realização de concertos, workshops e master classes em locais emblemáticos, e outros insuspeitos. O destaque principal vai para a visita pela primeira vez a Portugal das afamadas orquestras Orquesta Sinfonica Castilla y León, sediada em Valladolid, e da Orchestra Sinfonica Giuseppe Verdi (La Verdi), sediada em Milão; especial menção, também, para a participação da mais internacional soprano portuguesa, Elisabete Matos, e do prestigiado ator Paulo Pires. Afirmando-se perentoriamente como um dos mais importantes grupos de câmara lusitanos, o ENSEMBLE DARCOS interpretará uma série de concertos cujo repertório será preenchido com obras capitais da história da música ocidental, assim como a mais recente música portuguesa contemporânea, onde se destacam os nomes dos compositores Luís Tinoco, Fernando Lapa, João Madureira e Carlos Marecos.

A TEMPORADA DARCOS, tendo como outra importante linha orientadora a sua atividade educativa e pedagógica, irá promover ao longo de 2018 uma série de master classes com reputados músicos nacionais e internacionais, a 2ª edição do "Workshop para Miúdos e Graúdos" no Hotel Golf Mar, em Porto Novo, e a reposição cénica do Lagarto Pintado, cancioneiro infantil onde se revisitam as mais célebres canções do imaginário musical português. Por último, destaque para o ambicioso projeto de ópera em parceria com o Inatel Teatro da Trindade, com a apresentação de uma nova ópera de Nuno Côrte-Real e Pedro Mexia, a partir do conto tradicional “O Macaco de Rabo Cortado”, transformado em comédia satírica ao superficial e consumista mundo em que vivemos. A encenação será assinada por Ricardo Neves Neves.

Organização 
Câmara Municipal de Torres Vedras | Teatro-Cine de Torres Vedras | Temporada Darcos
Parceiros
CCB | Teatro da Trindade | Inatel | República Portuguesa | Culturgest
Apoio à Divulgação
Antena 2 | Turismo Centro Portugal | Apoio Institucional |Câmara Municipal de Lisboa | Câmara Municipal de Alenquer | Embaixada de Espanha em Portugal | Cooperacion Espanhola
Hotel Oficial
Hotel Golf Mar
Patrocinador Oficial
Xpress You
Apoio
Oeste Portugal

TEMPORADA DARCOS 2018
Direção artística: Nuno Côrte-Real
Consultor: Afonso Miranda
Relações Públicas: Rita Pereira
Comunicação e Assessoria de Imprensa: Débora Pereira
Produção e Projetos: Henrique Figueiredo
Comunicação e Imagem: Câmara Municipal de Torres Vedras

Última atualização: 19.06.2018 - 11:32 horas
voltar ao topo ↑