Torres Vedras

Agenda

Mosaico

Concerto Temporada Darcos

Até 27 de maio 2018 | 19h30

Música TEMPORADA DARCOS 018

Evento já ocorrido

Local: Culturgest, Lisboa
Destinatários: M/6

A realizar-se na rampa que dá acesso à Galeria da Culturgest, fabuloso espaço acústico de convergência e descoberta, este concerto apresentará um mosaico da nova música portuguesa contemporânea, com três estreias absolutas e duas revisitações de obras já escritas.
De destacar a nova peça de João Madureira, encomenda da TEMPORADA DARCOS 2018, e a interpretação da obra “Destinos”, de Fernando Lapa, sobre poemas de José Manuel Mendes.
Na voz do próprio compositor, poder-se-á ainda escutar a leitura musical de Nuno Côrte-Real, da ode de Álvaro de Campos “Vem, Noite antiquíssima e idêntica”, versos magistrais onde a noite é rainha, e as sombras, vida intensa.    

Programa

F. Lapa (n.1950)
Destinos - sobre poemas de José Manuel Mendes
(para soprano, viola, violoncelo e piano)

Carlos Filipe Cruz (n.1983)
Nova obra – estreia absoluta (encomenda Temporada Darcos 2018)

J. Madureira (n.1970)
Nova obra – estreia absoluta  (encomenda Temporada Darcos 2018)

Jorge Ramos (n.1981)
Nova obra – estreia absoluta (encomenda Temporada Darcos 2018)

N. Côrte-Real (n.1971)
Noite Antiquíssima  (op.7)

(para soprano, violino, contrabaixo e piano)

Inês Simões, soprano
Nuno Côrte-Real, declamação
ENSEMBLE DARCOS


Atividade Gratuita


Acreditando que o turismo cultural é um mecanismo de forte desenvolvimento económico e social, a 11ª edição da TEMPORADA DARCOS tem como principal linha orientadora o cruzamento entre turismo e cultura, almejando o desenvolvimento e a promoção nacional e internacional de Lisboa e da Região Oeste, através da realização de concertos, workshops e master classes em locais emblemáticos, e outros insuspeitos. O destaque principal vai para a visita pela primeira vez a Portugal das afamadas orquestras Orquesta Sinfonica Castilla y León, sediada em Valladolid, e da Orchestra Sinfonica Giuseppe Verdi (La Verdi), sediada em Milão; especial menção, também, para a participação da mais internacional soprano portuguesa, Elisabete Matos, e do prestigiado ator Paulo Pires. Afirmando-se perentoriamente como um dos mais importantes grupos de câmara lusitanos, o ENSEMBLE DARCOS interpretará uma série de concertos cujo repertório será preenchido com obras capitais da história da música ocidental, assim como a mais recente música portuguesa contemporânea, onde se destacam os nomes dos compositores Luís Tinoco, Fernando Lapa, João Madureira e Carlos Marecos.

A TEMPORADA DARCOS, tendo como outra importante linha orientadora a sua atividade educativa e pedagógica, irá promover ao longo de 2018 uma série de master classes com reputados músicos nacionais e internacionais, a 2ª edição do "Workshop para Miúdos e Graúdos" no Hotel Golf Mar, em Porto Novo, e a reposição cénica do Lagarto Pintado, cancioneiro infantil onde se revisitam as mais célebres canções do imaginário musical português. Por último, destaque para o ambicioso projeto de ópera em parceria com o Inatel Teatro da Trindade, com a apresentação de uma nova ópera de Nuno Côrte-Real e Pedro Mexia, a partir do conto tradicional “O Macaco de Rabo Cortado”, transformado em comédia satírica ao superficial e consumista mundo em que vivemos. A encenação será assinada por Ricardo Neves Neves.

Organização 
Câmara Municipal de Torres Vedras | Teatro-Cine de Torres Vedras | Temporada Darcos
Parceiros
CCB | Teatro da Trindade | Inatel | República Portuguesa | Culturgest
Apoio à Divulgação
Antena 2 | Turismo Centro Portugal | Apoio Institucional |Câmara Municipal de Lisboa | Câmara Municipal de Alenquer | Embaixada de Espanha em Portugal | Cooperacion Espanhola
Hotel Oficial
Hotel Golf Mar
Patrocinador Oficial
Xpress You
Apoio
Oeste Portugal

TEMPORADA DARCOS 2018
Direção artística: Nuno Côrte-Real
Consultor: Afonso Miranda
Relações Públicas: Rita Pereira
Comunicação e Assessoria de Imprensa: Débora Pereira
Produção e Projetos: Henrique Figueiredo
Comunicação e Imagem: Câmara Municipal de Torres Vedras

Última atualização: 20.12.2017 - 15:08 horas
voltar ao topo ↑