Torres Vedras

Agenda

Chegou a adolescência. E agora?

Debate | "Conversas com Pais"

Até 19 de janeiro 2018 | 21h30

Debate/Seminário Conversas com Pais

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho
Destinatários: Pais, encarregados de educação e comunidade educativa

Falar de adolescência implica necessariamente falar de diversidade. Diversidade nos ritmos de maturação e também na maior ou menor turbulência com que este período da vida pode ser vivido.
Por vezes, este período é vivido com alguma ansiedade pela família e pelo próprio adolescente.
Os pedidos de consulta por ansiedade são cada vez mais frequentes.
Como é que podemos educar os nossos filhos de modo a que eles consigam ser menos ansiosos? A ansiedade pode ter múltiplas origens e assumir diferentes formas. É comumente desencadeada pelo stress que é uma reação do organismo a uma situação que se perceciona como perturbadora ou fora do controlo e que coloca o indivíduo em estado de alerta.
Leva tempo até que o adolescente encontre o seu lugar, dividido entre aquilo que pensa e deseja para si, as expectativas dos pais, a pressão dos amigos e de outros que o rodeiam.
A ansiedade contamina, podemos mesmo dizer que é uma doença contagiosa, embora não sendo reconhecida como tal. Então como transformar o stress mau em stress bom? Para nos ajudar a compreender melhor o que se passa nesta faixa etária, é preciso debruçar-se sobre os diversos cenários - família, escola e amigos na vida do adolescente.
Na próxima sessão das "Conversas com Pais", esclareceremos tudo isto para que tenhamos adolescentes e jovens menos ansiosos (e, já agora, pais também!). 

Helena Fonseca
Helena Fonseca é licenciada em Medicina e Pediatra especializada em Medicina do Adolescente. É ainda Terapeuta Familiar.
Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Desde 1996 que é coordenadora da Consulta de Adolescentes do Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria. Tem inúmeros trabalhos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

 

Info: www.educacaotorresvedras.com

Oradora: Helena Fonseca (Pediatra)


Atividade Gratuita


A educação parental é um desafio. Na difícil tarefa de educar, muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais nas questões educativas com que lidam diariamente. Com o objetivo de apoiar as famílias, a Câmara Municipal de Torres Vedras assume também este desafio desde 2007, proporcionando contextos de promoção de uma parentalidade positiva através do projeto Conversas com Pais.

Em sessões mensais com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens, é propiciada a participação ativa, discussão de temas, reflexão e dinâmicas que partem, muitas vezes, da experiência dos pais. Este projeto é para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem as suas crianças e jovens a crescer de forma equilibrada e feliz. Pais informados, mais confiantes e descontraídos são meio caminho percorrido para a felicidade mútua.

Última atualização: 18.01.2018 - 11:53 horas
voltar ao topo ↑