Torres Vedras

Agenda

Poesia performativa

Imaginação sensível e leitura criativa

Até 18 de janeiro 2018 | 18h00 às 21h00

Evento já ocorrido

Local: Porta 5 - Galeria Municipal
Destinatários: Educadores de infância, professores, animadores e bibliotecários.

OBJECTIVOS:

Conhecer as teorias e práticas de leitura sensorial e inteligência criativa que permitam:

a) identificar e amplificar os talentos individuais e as competências sociais.

b) criar dinâmicas de grupo baseadas nas vantagens cooperativas (Vs competitivas).

c) desenvolver a imaginação sensível, a inteligência criativa e a autonomia perceptiva.

d) dominar alguns aspetos biológicos e comportamentais inerentes ao processo criativo.

e) promover a auto-validação e recriar a noção de autoria (voz externa e voz interna).

f) recriar as noções de objetividade e subjetividade, realidade e ficção, com base nas

conexões entre a experiência literária e a vida quotidiana.

g) complementar a expressão racional com a emocional, corporal e espiritual.

h) recriar a noção de identidade e a perceção de si e do outro.

 

CONTEÚDOS:

I )

- Relação entre Escrita e Leitura: conceitos, preconceitos e contextualização histórica.

- Imaginação e Criatividade: introdução aos conceitos-chave: Imaginação Sensível,

Inteligência Criativa, Sensorialização Verbal, Desprogramação Operacional.

- Significado e Sentido: dimensões abstactas e concretas do conhecimento. Exercícios.

- Imaginação Sensível, Voz e Corpo Interior, Voz e Corpo Exterior. Exercícios.

-Ténicas de expressão, confiança e partilha . Exercícios.

- Elaboração de caderno de notas (acumulando para a reflexão final)

II )

- Técnicas de Leitura Sensorial Criativa: Tradução Sensorial, Sobreposição Sensorial,

Cromatização, Expressão Corporal Sensitiva.

- Técnicas de Desprogramação Criativa: Repetição-omissão Afectiva, Substituição

Selectiva, Musicalidade Verbal, Desconstrução Rítmica/Silábica, Prosódia. Leitura

Vogal/Consoante. Leitura Sonora Sincronizada. Exercícios individuais, a pares e em grupo.

- Elaboração de caderno de notas (acumulando para a reflexão final)

 

III )

- Corpo e Sentido: produção e expressão de identidade sensorial e cognitiva. Exercícios.

- Técnicas de Pedagogia e Investigação Criativa Pré-Conceptual. Exercícios.

- Exercícios individuais, a pares e em grupo.

- Exercícios de Empatia Sonora e Coordenação em Grupo.

- Elaboração de caderno de notas (acumulando para a reflexão final)

IV)

- Performance Poética (prosa e poesia): técnicas de selecção, transformação e construção do

material literário, técnicas de marcação de leitura performativa, técnicas de criação e

coordenação coreográfica. Exercícios.

- Utilização de materiais performáticos, acústica e percurssão corporal. Exercícios.

- Leitura Criativa (selecção, expressão, articulação, sincronia, ritmo, melodia, gesto, som).

- Exposição final: ensaio para reflexão individual (oral).

V )

- Apresentação e discussão de trabalhos individuais e em grupo.

- Exposição final: apresentação de reflexão individual (2 min).

- Observações, avaliações e partilhas finais: reflexão em grupo (oral).

Datas e Horários:

18 de janeiro – 18h00 às 21h00

19 de janeiro – 18h00 ás 21h00

20 de janeiro- 9h30 às 12h30 | 14h00 às 17h00

Duração: 15 horas

 

 

 

 

 Tlf.: 261320747/478 ou bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt 


Atividade Gratuita


Lotação: 18

voltar ao topo ↑