Torres Vedras

Agenda

Desenho de Rua - Encosta de São Vicente

Encontro

Até 22 de julho 2017

Evento

Evento já ocorrido

Local: Vários locais da cidade de Torres Vedras

O caráter historicamente marginal e periférico que a zona da Encosta de São Vicente apresenta no contexto do sistema urbano da cidade, é fruto de um processo de desenvolvimento urbano que privilegiou o crescimento para sul, onde cresciam os “bairros novos” para habitação, destinados essencialmente a uma classe média alta. A norte, cresciam os “bairros operários” de habitação coletiva que respondiam à muita procura, provocada pelo forte crescimento das indústrias instaladas junto à linha-férrea.
Nos próximos anos, este contexto urbano e social sofrerá uma enorme reconfiguração, através das obras previstas pelo PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, cofinanciadas em 85% pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Das obras a realizar destaca-se a reabilitação do Antigo Matadouro Municipal, onde nascerá o futuro Centro de Artes e Criatividade, criando assim uma nova centralidade na cidade.

Com o objetivo de documentar a realidade atual, assim como a evolução das obras, entendeu o Município de Torres Vedras avançar com um conjunto de iniciativas que visam captar, através de imagens e testemunhos, a identidade do Lugar: fotografia, vídeo e desenho.
É neste âmbito que nasce o evento “Desenho de Rua – Encosta de S. Vicente”, trazendo para este processo de regeneração urbana um vasto leque de “observadores”, que através do seu olhar sensível e crítico darão a conhecer uma realidade até agora pouco conhecida, sendo esse o principal objetivo deste projeto – Conhecimento.

“Para desenhar é preciso ter talento, imaginação, ter vocação. Nada mais falso. Desenho é linguagem (...) e enquanto linguagem é acessível a todos. (...) E como já tive oportunidade de sugerir antes, a arte, e com ela uma de suas linguagens - o desenho-, é também uma forma de conhecimento.”
(João Vilanova Artigas)

Para além do encontro estão previstas residências artísticas, com a participação de dois desenhadores (urban sketchers), que durante uma semana terão oportunidade de desenhar nos seus cadernos a realidade física e social da Encosta de S. Vicente. Para o efeito, foram convidados António Procópio e Suzana Nobre.

Programa

17 a 21 de julho |  Residências Artísticas

22 julho | Desenho de Rua
10h00 | Encontro junto ao Antigo Matadouro Municipal
13h00 | Almoço livre
17h00 | Tertúlia com António Procópio e Suzana Nobre

Organização: Município de Torres Vedras e Cooperativa de Comunicação e Cultura
Inscrições: geral@ccctv.org


Atividade Gratuita


Última atualização: 17.07.2017 - 09:23 horas
voltar ao topo ↑