Torres Vedras

Agenda

Min Tanaka | Locus Focus

Performance / Dança

Até 1 de setembro 2017 | 23h00 às 00h00

Dança

Evento já ocorrido

Local: Chafariz dos Canos, Largo Infante D. Henrique

Esta atividade integra o(s) programa Festival Novas Invasões

Min Tanaka 

Nascido em 1945 em Tóquio, Min Tanaka formou-se em ballet clássico e dança moderna (americana) nos anos 60. Em 1974 começa a sua própria atividade em torno da dança desenvolvendo um conceito novo de “hiper-dança”. Em 1978 apresenta-se pela primeira vez a nível internacional no Museu do Louvre, Paris. 

Esta nova forma de expressão artística, muito além da dança, criou um forte impacto junto de personalidades proeminentes da época em diversas áreas culturais. As suas atuações, de extrema elegância e de movimentos infinitesimais, para potenciar as capacidades do corpo, levaram-no a numerosas colaborações a nível mundial com intelectuais, cientistas e artistas visuais.

Dada a sua determinação e longa admiração por Tatsumi Hijikata, Min Tanaka visita-o em 1982, o que resultou numa colaboração em 1984 na atuação a solo de Min Tanaka “School of Love-Dance”, dirigida e coreografada por Hijikata que entretanto viria a falecer em 1986. Até à data, Tanaka admite claramente, por um lado, ter sido profundamente inspirado pela existência de Hijikata, mas, por outro, rejeita fortemente o estilo de dança de Hijikata por ser classificado e confinado a uma forma simplista. Sobre Hijiata, muitas vezes conhecido por ser fundador do Butô, Tanaka referiu que: "Para mim, ele não é mais do que o artista que deu um passo em frente na sua própria direção com repelência e resiliência, tal como o que aconteceu com os movimentos de contracultura que surgiram ao mesmo tempo em todo o mundo nos anos 50 e 60".

Desde 1985, Min Tanaka vive numa aldeia nas montanhas, concentrando-se na sua vida diária dedicada à agricultura, buscando uma fisicalidade mais profunda. O seu profundo anseio por dança que provavelmente teve origem nos atos de expressão originais da humanidade primitiva constitui a sua própria dança, bem como numa tese imperativa para ele: “Por que é que o ser humano tem necessidade da dança?”.

Tanaka descreve a sua busca incessante como se estivesse derramando uma questão onde a dança poderia existir, na sociedade de hoje, como uma função ou papel em termos de expressão artística: "Eu quero acreditar na possibilidade da dança. A dança não é nada poderosa, mas, penso eu, ainda possui um poder de expressão para ser confiável!“, Tanaka atribui uma dimensão física à dança que é impossível de separar da noção de tempo presente, da sociedade, nação, de tudo o que é inevitável para confrontar.

No âmbito cinematográfico, Tanaka estreou-se como ator no filme “Twilight Samurai” realizado por Yoji Yamada em 2002. Depois disso, Tanaka participou no filme de Hollywood “47 Ronin”, entre outras grandes produções. Contudo, ao mesmo tempo, participou em vários filmes realizados por ele e filmes experimentais. As suas atividades no campo das imagens em movimento foram amplamente difundidas a nível nacional e internacional.

Desde 2004, desenvolve o projeto designado “Locus Focus”, em que improvisa passos de dança com base no diálogo com o espaço quer no Japão quer a nível internacional. Tanaka refere que “Locus Focus” não é o título de um trabalho artístico. Desde o início que não considera a sua dança como um trabalho. O projeto é uma tentativa de devolver o processo da dança à natureza, no próprio espaço onde a dança vai ter lugar. Desde a década de 70, Tanaka tem vindo a dar continuidade de forma consistente às suas próprias atividades de dança de vanguarda.

Adicionalmente, Min Tanaka é autor de livros como “My Bare Body”, “Conscious Body, Contagious Mind” e ainda de um livro de fotografia “Photosynthesis MIN by Keiichi TAHARA”. 

 

Mais informações

Crédito Fotográfico: Madada Inc.


Atividade Gratuita


Lotação: 200

Última atualização: 28.08.2017 - 12:31 horas
voltar ao topo ↑