Torres Vedras

Agenda

Filminhos Infantis | Café com Filmes

Cinema / Animação

Até 10 de dezembro 2017 | 16h00 às 17h00

Cinema

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: Maiores de 4

Esta atividade integra o(s) programa Este Natal compre no comércio tradicional

Sessão de curtas metragens para toda a família.

Parceria com Zero em Comportamento.
Coprodução: ATV.

Programa:

1 - TEMPO DE EMAGRECER 

França, 2010 

E se a tecnologia permitisse perder as gorduras indesejáveis com um simples premir de botão? Graças a um aparelho mágico, é tempo de emagrecer e de tornar os sonhos realidade! 

Realização: Bertrand Avril, Pierre Chomarat, David Dangin, Thea Matland 

Duração: 7 min 

2 - A LENGALENGA DA PANQUECA 

Alemanha, 2009 

Não há muito tempo, quando Mr. Bumble decidiu que queria comer uma panqueca, aconteceu algo muito estranho: quando ele a voltava com um pequeno sacão, a panqueca voou pela janela aberta. Mr. Bumble foi à caça da panqueca… 

Realização: Kai Pannen 

Duração: 6 min 

3 - O PASSARINHO E O ESQUILO 

Suíça, 2014 

É outono. O passarinho vem regar uma folha amarela. De repente um esquilo rouba o regador do passarinho. E assim se inicia a uma animada perseguição. Escondida nas árvores, a raposa espera pela sua oportunidade… 

Realização: Lena von Döhren 

Duração: 5 min 

4 - O PIQUENIQUE DE MIRIAM 

Estónia, 2007 

Neste passeio de família, enquanto os pais preparam a mesa para o piquenique, os miúdos brincam no campo. A Galinha tremendo, passeia por uma horta com medo de encontrar um espantalho. Enquanto todos a observam, o irmão mais novo encontra uma cobra, mas esta Galinha é valente, e pretende ser o herói do dia. 

Realização: Andrés Tenusaar 

Duração: 5 min 

5 - MANCHA E MANCHINHAS - AS ESTRELAS 

Suécia, 2012 

O céu está brilhante com tantas estrelas, umas grandes outras pequenas. O Mancha e o Manchinhas decidem observá- las com binóculos. Depois de um grande estrondo vão conhecer alguém no mínimo surpreendente! 

Realização: Uzi Geffenblad e Lotta Geffenblad 

Duração: 7 min 

6 - TRAPEZISTAS 

Reino Unido, 2013 

Uma menina encontra um circo no meio do deserto, mas os artistas parecem não ter muito interesse em fazer-lhe a vontade. 

Realização: Mara Fradella 

Duração: 5 min 

7 - CORRIDA 

Letónia, 2011 

Nesta tourada de praça em Madrid, o toureiro falha o seu plano para matar o touro. Revoltado, o touro persegue-o por toda a parte, até chegar uma equipa de resgate. 

Realização: Janis Cimermanis 

Duração: 7 min 

8 - A HISTÓRIA DO CÃO E DO GATO 

Suíça, Alemanha, 2011 

Um filme sobre a amizade. Não se pode forçar uma amizade, mas uma emergência pode criar uma amizade. 

Realização: Jesús Pérez, Gerd Gockell 

Duração: 6 min 

9 - HEZARFEN 

França, 2010 Hezarfen está pronto para inaugurar o primeiro voo humano e, mesmo que não estivesse, uma sequência de acontecimentos obriga-o a dar o salto. 

Realização: Tolga Ari, Romain Blanchet, Chung-Yu Huang, Rémy Hurlin 

Duração: 3 min 

 

 


Atividade Gratuita


Lotação: 400
acesso a público com mobilidade condicionada

Numa cidade com alguma tradição no cinema, nomeadamente num passado cineclubista, é objetivo lançar e dinamizar uma série de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo através da exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo, a sociedade, a descodificação da linguagem ou a criação de novos públicos.

Para isso tentamos inovar nas formas de apresentação, diversificando os géneros, as origens, mas também sempre que possível, complementando as exibições com informação diversa como trailers, recortes de imprensa, conversas com realizadores e cartazes originais dos filmes.

Depois de dois anos de exibição, com intervenções diversas que antecediam os filmes, o Café com Filmes inaugurou novo modelo de programação em 2012. Os filmes passaram a ser exibidos na sala principal e apenas ocorrerá uma intervenção especial no final de cada temporada, em junho.

No ano seguinte, criou-se o “Lugar ao Clássico” onde, uma vez por trimestre, é exibido um clássico da história do cinema. Passaram-se a convidar regularmente realizadores portugueses, para estar à conversa com o público depois da apresentação dos seus filmes e por fim, iniciou-se o Café com Filmes Escolas, num projeto piloto com a escola Henriques Nogueira, numa abordagem mais artística.

Em 2014 alargou-se o projeto às escolas de 2º e 3º ciclo e secundário do concelho, com uma aproximação mais focada no domínio do social, servindo os filmes (e as fichas pedagógicas que os acompanham) para tratar de diversos assuntos fraturantes da sociedade (parceria com Associação Zero em Comportamento).

No seu 5º aniversário surgem duas novidades: a primeira exibição de um filme musicado ao vivo (Terra dos Carecas) e o lançamento do facebook em nome próprio (ATVCafecomFilmes), permitindo concentrar e até alargar a informação sobre os filmes e promover uma maior interação com os interessados no projeto. Foi também criado o Café com Filmes Famílias, em que as sessões, ao domingo à tarde, eram dedicadas aos mais novos.

Em 2018, surge a rúbrica "E O Cinema Vai Para...", onde uma vez por trimestre, a atividade chega às diversas freguesias do concelho.

Co-produção: ATV

Última atualização: 05.12.2017 - 10:43 horas
voltar ao topo ↑