Torres Vedras

Agenda

Contos da Lua Vaga | Café com Filmes "Lugar ao Clássico"

Cinema / Drama

26 de outubro de 2017 | quinta | 21h30 às 23h00

Cinema

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: Maiores de 14

“Pura e simplesmente um dos maiores cineastas de sempre” disse Jean-Luc Godard acerca de Kenji Mizoguchi. "Os Contos da Lua Vaga", uma história de fantasmas sem igual, é uma das suas maiores obras. Partindo de histórias de Akinari Ueda and Guy de Maupassant, trata-se de um assombroso conto de amor e perda, que mistura de forma única o real e o que nos transcende, e de um dos mais belos filmes alguma vez fez feitos.

"Ugetsu Monogatari" (Contos da Lua Vaga) não é só o mais célebre título da obra de Mizoguchi, mas provavelmente também o mais complexo e o preferido de inúmeros cinéfilos, sejam eles "mizoguchianos" ou não. Uma extraordinária experiência narrativa, que mistura um clássico da literatura japonesa, lendas chinesas e ainda umas pitadas de Maupassant (sem falar no teatro tradicional japonês), para criar um universo fantástico (inclusive em termos visuais) onde tempo e espaço se dissolvem e se transformam numa "coisa mental".

                                                                                          Fonte: Cinemateca Portuguesa

 

Biografia do realizador:
Um dos três mestres do cinema japonês, juntamente com Yasujiro Ozu e Akira Kurosawa, Kenji Mizoguchi é autor de uma filmografia vasta e única. Iniciou a sua carreira como ator, sendo depois assistente de realização, e realiza o seu primeiro filme em 1922. Os seus filmes, principalmente os da década de 1930, são considerados retratos essenciais de um Japão em transição, do feudalismo para a modernidade. Após a Segunda Guerra Mundial, a sua obra foi redescoberta no Ocidente, em particular pela crítica de cinema francesa e por Jacques Rivette, já no final dos anos 50. 

Japão, 1953
Realização: Kenji Mizoguchi
Duração: 95 min.
Festivais e Prémios:
Festival de Veneza – Leão de Prata e Prémio Pasinetti
Oscars – Nomeação para Melhor Guarda-roupa, preto e branco
Trailer


Lotação: 400
acesso a público com mobilidade condicionada

Teatro-Cine de Torres Vedras

3ª a 6ª: 09h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00
a partir das 18h00 em dias de espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Integrado em Café Com Filmes | Cinema. Outras datas:

Numa cidade com alguma tradição no cinema, nomeadamente num passado cineclubista, é objetivo lançar e dinamizar uma série de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo através da exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo, a sociedade, a descodificação da linguagem ou a criação de novos públicos.

Para isso tentamos inovar nas formas de apresentação, diversificando os géneros, as origens, mas também sempre que possível, complementando as exibições com informação diversa como trailers, recortes de imprensa, conversas com realizadores e cartazes originais dos filmes.

Depois de dois anos de exibição, com intervenções diversas que antecediam os filmes, o Café com Filmes inaugurou novo modelo de programação em 2012. Os filmes passaram a ser exibidos na sala principal e apenas ocorrerá uma intervenção especial no final de cada temporada, em junho.

Co-produção: ATV