Torres Vedras

Agenda

Onde o Passado Jaz

Exposição

Até 31 de agosto 2017 | 19h00 à 01h00

Exposição

Evento já ocorrido

Local: Igreja de Santiago

Esta atividade integra o(s) programa Festival Novas Invasões

Onde o Passado Jaz

Exposição da autoria de Valter Vinagre, Onde o Passado Jaz tem uma relevância e interesse histórico e artístico a nível nacional, uma vez que são os vários eventos das Guerras Peninsulares ocorridos de Norte e Sul do país que surgem referenciados. Eles são concebidos a partir da sua “ausência” na paisagem, numa interação metafísica entre o passado e o presente, com o seu retrato a ter lugar na data e hora semelhante àquela que há dois séculos marcou um confronto violento e traumático. Esta particularidade em retratar aquilo que falta nos locais, símbolos iconográficos da memória coletiva, desafia a própria relevância técnica da prática fotográfica, focando-se numa espécie de “aura” que remete o observador para os acontecimentos passados, compondo assim um registo histórico simbólico paradoxal.

Valter Vinagre parte da incógnita dos motivos que regem as ações do Homem, procurando despertá-lo através da imagem para a sua história (o retrato impossível daqueles que não presenciaram os acontecimentos) a partir dos vestígios camuflados na paisagem. A obra centra-se, assim, nestes panoramas atuais de geografias e aparências insuspeitas, outrora frentes de batalha delimitadas por avanços e recuos das tropas francesas que a 20 de novembro de 1807 entraram em Portugal.

No processo, o artista procura distanciar-se da herança ocidental da paisagem, enquanto representação burguesa do espaço e da propriedade, afeita à intemporalidade e aos processos sintéticos da pintura. Por oposição, empenha-se na patrimonialização do que perdura através da mutação da mesma. Esta perene e silenciosa dimensão histórica da natureza, que transporta para o presente a anatomia eterna das batalhas, numa arqueologia que se quer imaginária, é representada por contraste à tradição escultórica dos mármores e bronzes, que celebram um passado estático.

Projeto da Associação Número – Arte e Cultura, com a colaboração da Aspas e Parênteses, Onde o Passado Jaz tem o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian e do Município de Torres Vedras.

Valter Vinagre
Nascido em Avelãs de Caminho, no concelho de Anadia, Valter Vinagre estudou fotografia, entre 1986 e 1989, no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa. Iniciou o seu percurso em finais dos anos 1980, realizando por todo o país exposições individuais e participando em mostras e iniciativas de cariz coletivo. De início conotado com uma fotografia próxima do registo documental, o seu trabalho passou a interiorizar um exercício mais reflexivo sobre a imagem, criando discursos sobre os significados associados à paisagem, à viagem e ao lugar da cidade.
Do seu percurso salientam-se as exposições individuais: Voz na Cabeça, Galeria do Parque de Escultura Contemporânea Almourol (PECA), Vila Nova da Barquinha; Da Natureza das Coisas, Travessa da Ermida, Lisboa; Barra das Almas, Museu Malhoa, Caldas da Rainha; Posto de Trabalho, Museu da Eletricidade, Lisboa; Olha, Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, Lisboa; Cá Na Terra, Arquivo Fotográfico Municipal, Lisboa; Bored In The USA, Centro Cultural Emmerico Nunes, Sines; Carta do Sentir, Museu da Imagem, Braga; Sob a Pele 1996|2007, Voyeur Project View, Lisboa; Espírito nas Ilhas, Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro; Variações Para Um Fruto, Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova; Húmus, Centro Cultural de Cascais. Somam-se inúmeras participações em mostras coletivas, tais como: Topografias da Vinha e do Vinho, Cordoaria Nacional, Lisboa; Pedras e Rochas, Fórum Eugénio de Almeida, Évora; Uma Extensão do Olhar, CAV – Centro de Artes Visuais, Coimbra; O Tempo e o Modo, para um retrato da pobreza em Portugal, Pavilhão 31 do Hospital Júlio de Matos, Lisboa; Os Inquéritos (à Fotografia e ao Território): Paisagem e Povoamento, CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Guimarães / Museu Nacional de Etnologia, Lisboa; Segunda Natureza, MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa, entre muitas outras.
Em 2015, realizou (com Bruno Cabral) o filme Espera.
Recebeu em 2016 o Prémio Autores da Sociedade Portuguesa de Autores para Melhor Trabalho de Fotografia com Posto de Trabalho. Foi ainda Prémio da 6ª Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira em 1999 com Corpo Insanu.
Representado em diversas coleções institucionais e privadas em Portugal e estrangeiro..

(Fotografia: Artista: Valter Vinagre Título: S/Título. #11.Roliça, Portugal,17 de Agosto de 1808  Série: Onde o passado jaz. Ano: 2012 Técnica: impressão a jato de tinta sobre papel fine art. 100x80cm)

Inauguração: 31 de agosto / 21h00


Atividade Gratuita


Última atualização: 10.08.2017 - 09:57 horas
voltar ao topo ↑