Torres Vedras

Agenda

Há vida nas Dunas

Oficina

Até 7 de julho 2017 | 10h00 às 11h00 | 11h00 às 12h00 | 15h30 às 16h30 | 16h30 às 17h30

Formação

Evento já ocorrido

Local: Praia de Santa Rita Sul

Esta atividade integra o(s) programa Santa Cruz.365 | Onda de Verão

E se de repente aquelas montanhas de areia tão silenciosas assumissem o protagonismo da tua praia? Sabias que sem elas a costa podia não existir tal como a conheces?
Estas guardiãs despercebidas, para além de proteção contra a ação do vento e do mar, são também o lar de inúmeras espécies fantásticas.
Aprende mais sobre as dunas e como as podes ajudar na sua missão!

Info e inscrições: tlf.: 261 314 163, tlm.: 918 773 342 ou cea@cm-tvedras.pt
Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras e Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa


Atividade Gratuita


Lotação: 20

Em 2018, o Programa Bandeira Azul trabalha o tema “O Mar que Respiramos”.

50% do dióxido de carbono lançado na atmosfera é absorvido pelos oceanos e 70% do oxigénio da Terra é produzido pelo plâncton marinho. O papel das florestas marinhas é fundamental, são as algas mais pequenas que nos dão o ar que respiramos. Por sua vez, as florestas terrestres são fundamentais para os ecossistemas, são o habitat de 80% da biodiversidade terrestre e são elas que garantem a água doce de que todos os seres vivos dependem.

Este tema procura despertar consciências para a influência que os oceanos exercem em todos os aspetos da vida no planeta, de que forma afetam e são afetados pelas alterações climáticas e o que isso significa a longo prazo. Este tema pretende ainda demonstrar a ligação existente entre ecossistemas terrestres e marinhos e como a vida no mar está tão dependente de pequenos gestos em nossas casas.

O caminho passa pela educação ambiental e pela adoção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos. Uma educação para a conservação, proteção e melhor gestão, que começa nas florestas e termina no mar.

Publicado: 04.05.2017 - 12:35 horas
voltar ao topo ↑