Torres Vedras

Agenda

Fórum CIVITAS

Conferência Europeia na Área da Mobilidade

Até 29 de setembro 2017

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Centro Social Paroquial de Torres Vedras

Subordinado ao tema “Pequenas Comunidades, Grandes Ideias”, o Fórum Civitas 2017, que este ano decorrerá de 27 a 29 de setembro em Torres Vedras, irá demonstrar que a dimensão não condiciona a inovação na área da mobilidade urbana sustentável.

Várias altas figuras do Estado foram convidadas e stakeholders e decisores estarão presentes, incluindo Carlos Manuel Antunes Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, bem como Maja Bakran, vice-diretora geral da Comissão Europeia para a Mobilidade e Transportes.

Nas palavras de Maja Bakran, vice-diretora geral do DG MOVE, “é urgente e necessária uma mudança em torno dos transportes e mobilidade sustentável. Mais de 70% dos cidadãos europeus vive em áreas urbanas e muitos são afetados por congestionamentos, sistemas de transportes ineficientes e má qualidade do ar. Por toda a Europa, iniciativas pioneiras estão a conduzir esta mudança e o Fórum CIVITAS mantém-se como a conferência-chave no campo da mobilidade urbana sustentável.

Centenas de especialistas em mobilidade, atores e stakeholders irão juntar-se para debater uma seleção diversa de temas, variando entre os principais tópicos da mobilidade sustentável, como o transporte coletivo de passageiros e a gestão da mobilidade, passando pelas mais recentes perspetivas nesta área, como a segurança.

Já o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, refere que, enquanto um dos locais que lidera o desenvolvimento urbano sustentável em Portugal, Torres Vedras tem o prazer de acolher a realização do Fórum CIVITAS 2017. Em termos de dimensão do local, nunca este evento se realizou numa cidade tão pequena, “mas temos grandes ideias no que concerne à adoção de medidas de mobilidade avançadas, sobretudo novas tecnologias ligadas à descarbonização. Estamos realmente ansiosos para receber a rede CIVITAS no final do mês de setembro.”

O CIVITAS Deployment Day, um novo recurso este ano, ligará quem desenvolveu novas ferramentas e métodos com potenciais utilizadores das cidades. Demonstrações e workshops de treino individualizado irão revelar os últimos desenvolvimentos de mobilidade urbana sustentável.

As visitas a cinco locais diferentes darão aos participantes a possibilidade de experienciar a zona de Torres Vedras e as inovações da cidade em matéria de mobilidade, o que inclui um passeio de bicicleta e a demonstração do sistema de ponta utilizado na gestão integrada do estacionamento.

O Evento

A Conferência anual, Fórum CIVITAS, trata-se do evento onde todos os membros da Rede são convidados a participar e permite que técnicos, consultores, peritos e representantes políticos, de várias cidades e instituições europeias possam dialogar tendo por base o domínio da mobilidade urbana.
O acolhimento do Fórum CIVITAS é uma oportunidade para demonstrar e compartilhar sucesso e realização na área de transportes urbanos limpos e sustentáveis. É uma ocasião para colocar a nossa região e país no mapa internacional. Durante 3 dias é possível aos 500 participantes e cerca de 100 oradores, realizar visitas de estudo, assistir a uma variedade de sessões técnicas e efectuar networking.
O Evento atrai ainda, o interesse dos órgãos de comunicação social e constitui-se também como uma plataforma europeia para discussão da futura política de mobilidade urbana ao nível internacional.
O Fórum constitui também, uma oportunidade única para a promoção dos territórios enquanto exemplos na área do transporte urbano sustentável, mas também na promoção turística das regiões, garantindo a possibilidade de promover o património natural, cultural e histórico da região.
O Fórum CIVITAS tem lugar todos os anos entre setembro e outubro. 

Sobre a Iniciativa CIVITAS

CIVITAS é uma rede de mais de 250 cidades dedicada a transportes mais limpos e eficientes na Europa e além. O Fórum é o principal evento anual, com Torres Vedras a acolher a sua 15.ª realização. O primeiro Fórum CIVITAS foi realizado em Graz, na Áustria, em 2003.

Tendo começado em 2002, o CIVITAS encontra-se agora na sua quinta fase. Atualmente apoia três projetos onde uma gama de soluções de mobilidade sustentável está a ser implementada e 14 projetos de pesquisa no âmbito do programa de financiamento Horizon 2020 da Comissão Europeia.

Inscrições
Programa

+ info: civitas.eu 

O Fórum CIVITAS 2017 conta com o apoio à divulgação de Transportes em Revista.


Atividade Gratuita


Última atualização: 25.09.2017 - 17:01 horas
voltar ao topo ↑