Torres Vedras

Agenda

Pro Santa Cruz presented by Oakley

Surf

Até 30 de abril 2017

Evento já ocorrido

Local: Praia da Vigia, Santa Cruz

Santa Cruz está novamente na rota dos melhores surfistas do Mundo graças ao Pro Santa Cruz presented by Oakley, etapa de 3000 pontos do circuito mundial de qualificação da World Surf League, que começa no dia 25 de abril, na Praia da Vigia.

Depois do sucesso de 2016, quando foi um evento de apenas 1000 pontos, a organização aumentou, então, a graduação do Santa Cruz Pro para os 3000 pontos, fazendo deste campeonato paragem obrigatória para os principais surfistas europeus e para todos aqueles que procuram ganhar pontos e ranking no circuito mundial de qualificação (WQS). 

“Recebermos pelo 2.º ano consecutivo uma prova da World Surf League, com um upgrade de um QS 1.000 para um QS 3.000, é sinal da qualidade das ondas de Santa Cruz, bem como do reconhecimento da WSL e dos atletas relativamente à edição de 2016. Torres Vedras tem a capacidade de nos 20 km de costa apresentar vários picos com ondas de qualidade, seja mais a sul na praia da Foz e na praia Azul, como mais a norte na praia de Santa Rita, mas é em Santa Cruz que apresentamos as melhores ondas para os melhores surfistas. É para nós um orgulho recebermos mais uma prova da WSL, na certeza que Santa Cruz se está a afirmar no mapa internacional como destino de eleição para a prática do surf, mas também para os vários desportos de mar. Sejam bem vindos a Torres Vedras, sejam bem vindos a Santa Cruz!” afirma o Presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes.

A encabeçar a lista dos mais de 140 inscritos na prova está Frederico Morais, único surfista português no World Tour, que, aproveitando uma vaga de última hora no seu calendário, não quis deixar de aproveitar a oportunidade de competir perto de casa numa prova relevante e, assim, treinar para as próximas etapas do circuito mundial.

Para além de Morais, são vários surfistas os surfistas que pertencem ao World Tour e estão inscritos nesta prova, nomeadamente, o norte-americano Kanoa Igarashi (29º), e o francês Joan Duru (29º) .

“Tem sido incrível conseguirmos trazer mais provas WSL para Portugal e melhor ainda tem sido melhorá-las no sentido de as tornarmos mais importantes no calendário de surf mundial. A qualidade e consistência da Santa Cruz vê-se agora confirmada com a passagem de este evento para os 3000 pontos. Trata-se da única prova na europa com esta pontuação o que lhe confere uma importância acrescida para todos aqueles que pretendem qualificar-se. Por outro lado, dá oportunidade aos nossos surfistas, portugueses, de uma vez mais competirem em casa. É um orgulho continuarmos a colocar Portugal, através do surf, no mapa do Mundo.” Afirma Francisco Spinola, representante da WSL na europa.

A compor o elenco do Pro Santa Cruz presented by Oakley estão ainda surfistas como Tiago Pires, que já pertenceu ao circuito mundial e aproveita agora para competir perto de casa graças a um wildcard da organização, ou Aritz Aranburu, surfista espanhol que também já fez parte da elite. Por último, destaque ainda para as presenças do francês Jorgann Couzinet e do brasileiro Yago Dora, respetivamente, nº2 e 3º do WQS, que têm estado em destaque em 2017.

Com mais de 20 portugueses já inscritos, incluindo o ex-campeão mundial júnior Vasco Ribeiro, para além de várias dezenas dos melhores surfistas do circuito, antecipa-se grande competitividade na Praia da Vigia, entre os dias 25 e 30 de abril.

Graças à sua graduação de 3000 pontos, única na Europa, o Pro Santa Cruz presented by Oakley reveste-se de especial interesse, uma vez que tanto vai reunir em competição surfistas que procuram relançar o ano após uma longa temporada australiana como outros tantos que estão à procura de lançar as suas jovens carreiras, sem esquecer aqueles que, por estarem nas imediações geográficas, não podiam deixar passar a oportunidade de competir num evento desta importância.

Este evento tem o apoio da Camara Municipal de Torres Vedras, Turismo de Portugal, Noah Surf House Portugal, MEO, Hertz, EDP Distribuição, Douro Azul, Dolce Campo Real.


Atividade Gratuita


Última atualização: 21.04.2017 - 10:07 horas
voltar ao topo ↑