Torres Vedras

Agenda

A Maior Flor do Mundo | Mudar de Vida | Café com Filmes - Sessão Dupla

Cinema / Animação / Documentário

Até 20 de abril 2017 | 21h30 às 23h45

Cinema

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: Maiores de 12 anos

Esta atividade integra o(s) programa Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

A Maior Flor do Mundo
E se os adultos tivessem que ler todas as histórias infantis? Seríamos de facto capazes de aprender o que andamos há tanto tempo a ensinar?
Curta-metragem de animação baseada no livro «A Maior Flor do Mundo», de José Saramago.

Espanha, 2007
Realização: Juan Pablo Etcheverry
Género: Animação
Duração: 10 min
Classificação Etária: Maiores de 6 anos
Apoio: Fundação José Saramago

Mudar de Vida - José Mário Branco, Vida e Obra
Desde o Estado Novo aos dias de hoje a voz de José Mário Branco e sua obra resistem. Amado por uns e temido por outros, as suas canções escritas há mais de 40 anos não perderam a atualidade. Ouça-se o protesto levado ao extremo no tema F.M.I., escrito em 79, canção maldita para os portugueses (proibida de ser emitida nas rádios por ordem expressa do autor). Seguindo os passos de Zeca Afonso, faz deste movimento de protesto um dos marcos mais importantes na arte e cultural do século XX, quer pela sua ação quer pelo seu efeito. Um documentário sobre o cantautor portuense que desde os anos 60 tem contribuído para a reinvenção da música portuguesa. 

Portugal, 2014
Realização: Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo
Género: Documentário
Duração: 116 min
Classificação Etária: Maiores de 12 anos
Trailer

Coprodução: ATV

Coprodução ATV


Atividade Gratuita


Lotação: 400
acesso a público com mobilidade condicionada
Evento no Facebook

Numa cidade com alguma tradição no cinema, nomeadamente num passado cineclubista, é objetivo lançar e dinamizar uma série de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo através da exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo, a sociedade, a descodificação da linguagem ou a criação de novos públicos.

Para isso tentamos inovar nas formas de apresentação, diversificando os géneros, as origens, mas também sempre que possível, complementando as exibições com informação diversa como trailers, recortes de imprensa, conversas com realizadores e cartazes originais dos filmes.

Depois de dois anos de exibição, com intervenções diversas que antecediam os filmes, o Café com Filmes inaugurou novo modelo de programação em 2012. Os filmes passaram a ser exibidos na sala principal e apenas ocorrerá uma intervenção especial no final de cada temporada, em junho.

No ano seguinte, criou-se o “Lugar ao Clássico” onde, uma vez por trimestre, é exibido um clássico da história do cinema. Passaram-se a convidar regularmente realizadores portugueses, para estar à conversa com o público depois da apresentação dos seus filmes e por fim, iniciou-se o Café com Filmes Escolas, num projeto piloto com a escola Henriques Nogueira, numa abordagem mais artística.

Em 2014 alargou-se o projeto às escolas de 2º e 3º ciclo e secundário do concelho, com uma aproximação mais focada no domínio do social, servindo os filmes (e as fichas pedagógicas que os acompanham) para tratar de diversos assuntos fraturantes da sociedade (parceria com Associação Zero em Comportamento).

No seu 5º aniversário surgem duas novidades: a primeira exibição de um filme musicado ao vivo (Terra dos Carecas) e o lançamento do facebook em nome próprio (ATVCafecomFilmes), permitindo concentrar e até alargar a informação sobre os filmes e promover uma maior interação com os interessados no projeto. Foi também criado o Café com Filmes Famílias, em que as sessões, ao domingo à tarde, eram dedicadas aos mais novos.

Em 2018, surge a rúbrica "E O Cinema Vai Para...", onde uma vez por trimestre, a atividade chega às diversas freguesias do concelho.

Co-produção: ATV

Última atualização: 20.04.2017 - 12:21 horas
voltar ao topo ↑