Torres Vedras

Agenda

Mahler Chamber Orchestra

Concerto Temporada Darcos

Até 29 de novembro 2017 | 21h00

Música

Evento já ocorrido

Local: CCB - Centro Cultural de Belém, Lisboa

Fundada em 1997 pelo já falecido maestro italiano Claudio Abbado, a Mahler Chamber Orchestra é uma das melhores orquestras mundiais da atualidade. Auto-governada e gerida pelos próprios músicos que a compõem, é uma orquestra nómada, pois os seus membros provêm de inúmeras cidades da Europa, de Madrid a Estocolmo, de Londres a Praga.
Caracterizada pelo seu inconfundível timbre, clareza e paixão musicais, tem tocado nas mais importantes salas de concertos dos cinco continentes. É com um especial orgulho que a Temporada Darcos 2017 apresenta esta ilustre formação interpretando um programa clássico que inclui duas das mais famosas sinfonias de Haydn e Mozart, a nº101, “Relógio”, e a nº40, respetivamente, a par com duas obras dos compositores portugueses, S. Azevedo e N. Côrte-Real, Sinfonietta Semplice e Concerto Vedras. Liderada pelo concertino Matthew Truscott, um dos violinistas estilisticamente mais versáteis da atualidade, a direção musical (nas obras portuguesas) estará a cargo do maestro N. Côrte-Real. Um final apoteótico, sem dúvida, desta edição celebrativa dos10 ANOS, com a visita a Lisboa e Torres Vedras da Mahler Chamber Orchestra, cuja última passagem por Portugal ocorreu no ano de 2013. Dois concertos com participação obrigatória! 

Programa

S. Azevedo (n.1968)
Sinfonietta Semplice *
I. Allegro vivace
II. Nach Mahler
III. Pastoral
IV. Festivo

J. Haydn (1732-1809)
Sinfonia nº 101 em ré maior, “O Relógio”
I. Adagio - Presto
II. Andante
III. Menuetto
IV. Vivace

pausa

W. A. Mozart (1756-1791)
Sinfonia nº 40 em sol menor (K. 550)
I. Molto allegro
II. Andante
III. Menuetto: Allegretto
IV. Allegro assai

N. Côrte-Real (n.1971)
Concerto Vedras *
I. Gesta
II. Adágio de Fel
III. Ilha

Matthew Truscott, concertino
Nuno Côrte-Real, maestro *

 


Atividade Gratuita


Desde há uma década que a Temporada Darcos tem vindo a apresentar o que de melhor se faz em Portugal no âmbito da música clássica, convidando não só aclamados solistas e orquestras nacionais e internacionais, mas também desenvolvendo um trabalho notável com o Ensemble Darcos, grupo de câmara que se tornou uma referência no panorama musical português.
A edição de 2017 é, por isso, uma edição de celebração e de homenagem à dedicação e persistência de todos aqueles que tornaram estes dez anos possíveis. Na senda da internacionalização, o destaque absoluto vai para a participação da Mahler Chamber Orchestra, uma das melhores orquestras do mundo, que em novembro apresentará um programa clássico com duas sinfonias célebres de Haydn e Mozart, a nº101, “Relógio”, e a n.º40, respetivamente, a par da obra Concerto Vedras, de Côrte-Real. A Orquesta de Extremadura, sediada em Badajoz, oferecerá o concerto inaugural da Temporada, em janeiro, com a interpretação do sublime Duplo Concerto para violino, violoncelo e orquestra de Brahms, juntamente com obras de Falla e Mozart, e ainda uma surpresa insólita... Sempre em busca de novos caminhos e cruzamentos singulares, destaque-se também, nesta décima edição, o convite ao escritor José Luís Peixoto para escrever uma mão cheia de versos para a música original de Nuno Côrte-Real, que será interpretada pela rainha do jazz português, Maria João, acompanhada pelo Ensemble Darcos. Por último, de sublinhar a homenagem ao Cante, num projeto que contará com o Coro Ricercare.
Como tem vindo a acontecer nas últimas edições, a Temporada Darcos marcará presença nas cidades de Torres Vedras e Lisboa, beneficiando das parcerias entre a Câmara Municipal de Torres Vedras, a Câmara Municipal de Lisboa e o Centro Cultural de Belém.
É com muita alegria e orgulho que celebramos em 2017 dez anos de música clássica na Região Oeste e em Lisboa, dez anos a apostar na música portuguesa e a colocar sempre a cultura ao serviço da comunidade.

Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras e Temporada Darcos
Parceiro: CCB
Apoio à Divulgação: Antena 2
Apoio Institucional: Embaixada de Espanha em Portugal
Estrutura Financiada por: República Portuguesa; Direção Geral das Artes
Hotel Oficial: Ô Hotels & Resorts Golf Mar
Patrocinador: Xpressyou
Apoio: Oeste Portugal



Última atualização: 13.11.2017 - 12:29 horas
voltar ao topo ↑