Torres Vedras

Agenda

Concerto à Beira-Mar

Concerto Temporada Darcos

Até 25 de março 2017 | 21h30

Música

Evento já ocorrido

Local: Ô Hotel Golf Mar, Porto Novo (Sala Oceano)

Tal como Mozart, Mendelssohn foi um dos compositores mais prodigiosos e precoces da história da música ocidental: compunha abundantemente aos onze anos, e aos quinze criou algumas das suas obras-primas, como o Octeto para Cordas ou a Abertura de "Sonho de uma noite de verão". O Quarteto em Fá menor, opus 80, foi a última partitura que o compositor concluiu antes da sua morte prematura em 1847; obra de inquieta melancolia, insuflada por um intenso lirismo romântico, exige um grande virtuosismo por parte dos músicos do quarteto. Completando o programa, o tenor João Rodrigues interpretará uma seleção de algumas das mais famosas canções de Schubert, revisitadas aqui numa versão com quarteto de cordas, e a obra do compositor Eurico Carrapatoso, In Illo Tempore, numa estreia absoluta da versão com tenor. Uma noite lírica e melodiosa, com a música de dois mestres oitocentistas, aos quais se junta um dos maiores compositores portugueses da atualidade, Eurico Carrapatoso. Sem dúvida um concerto a que não deve faltar, com a maresia do atlântico a seus pés!

Programa

F. Mendelssohn (1809-1847)
Quarteto de cordas em fá menor, op. 80

IV. Allegro assai
V. Allegro assai
VI. Adagio
VII. Finale: Allegro molto

E. Carrapatoso (1962-)
In Illo Tempore – estreia absoluta da versão com tenor
(para quarteto de cordas e tenor)
I. Animato
II. Moderato
III. Lento
IV. Moderato
V. Animato

F. Schubert (1797-1828)
(arranjos para voz e quarteto de cordas de N. Côrte-Real)
I. Nacht und träume
II. An Silvia
III. Du bist die ruh
IV. Die forelle

João Rodrigues, tenor

ENSEMBLE DARCOS
Gael Rassaert e Paula Carneiro | Violinos
Reys Gallardo | Viola
Filipe Quaresma | Violoncelo


Atividade Gratuita


Desde há uma década que a Temporada Darcos tem vindo a apresentar o que de melhor se faz em Portugal no âmbito da música clássica, convidando não só aclamados solistas e orquestras nacionais e internacionais, mas também desenvolvendo um trabalho notável com o Ensemble Darcos, grupo de câmara que se tornou uma referência no panorama musical português.
A edição de 2017 é, por isso, uma edição de celebração e de homenagem à dedicação e persistência de todos aqueles que tornaram estes dez anos possíveis. Na senda da internacionalização, o destaque absoluto vai para a participação da Mahler Chamber Orchestra, uma das melhores orquestras do mundo, que em novembro apresentará um programa clássico com duas sinfonias célebres de Haydn e Mozart, a nº101, “Relógio”, e a n.º40, respetivamente, a par da obra Concerto Vedras, de Côrte-Real. A Orquesta de Extremadura, sediada em Badajoz, oferecerá o concerto inaugural da Temporada, em janeiro, com a interpretação do sublime Duplo Concerto para violino, violoncelo e orquestra de Brahms, juntamente com obras de Falla e Mozart, e ainda uma surpresa insólita... Sempre em busca de novos caminhos e cruzamentos singulares, destaque-se também, nesta décima edição, o convite ao escritor José Luís Peixoto para escrever uma mão cheia de versos para a música original de Nuno Côrte-Real, que será interpretada pela rainha do jazz português, Maria João, acompanhada pelo Ensemble Darcos. Por último, de sublinhar a homenagem ao Cante, num projeto que contará com o Coro Ricercare.
Como tem vindo a acontecer nas últimas edições, a Temporada Darcos marcará presença nas cidades de Torres Vedras e Lisboa, beneficiando das parcerias entre a Câmara Municipal de Torres Vedras, a Câmara Municipal de Lisboa e o Centro Cultural de Belém.
É com muita alegria e orgulho que celebramos em 2017 dez anos de música clássica na Região Oeste e em Lisboa, dez anos a apostar na música portuguesa e a colocar sempre a cultura ao serviço da comunidade.

Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras e Temporada Darcos
Parceiro: CCB
Apoio à Divulgação: Antena 2
Apoio Institucional: Embaixada de Espanha em Portugal
Estrutura Financiada por: República Portuguesa; Direção Geral das Artes
Hotel Oficial: Ô Hotels & Resorts Golf Mar
Patrocinador: Xpressyou
Apoio: Oeste Portugal



Última atualização: 17.03.2017 - 10:14 horas
voltar ao topo ↑