Torres Vedras

Agenda

Inauguração do PR 11- Rota do Morango

Percurso Pedestre

Até 1 de novembro 2016 | 09h00

Atividade física

Evento já ocorrido

Local: Concentração: Largo 1.º de Maio, Ramalhal

Esta atividade integra o(s) programa Festas de Torres Vedras

Este percurso pedestre, que na sua totalidade tem a designação de PR11, está associado à divulgação da cultura do morango. Subdivide-se em dois percursos menores, denominados de PR11.1 e PR11.2.

O PR11 é um percurso circular com um total de 20,2 km, com início e fim no largo 1º de Maio, na  localidade do Ramalhal, passando pelas aldeias da Abrunheira, Ameal e Vila Facaia. Pode ser iniciado quer em direção à Abrunheira (sentido este), quer em direção a Vila Facaia (sentido oeste), sendo, independentemente da opção tomada, o Ameal a segunda aldeia de passagem. É possível contemplar ao longo deste percurso a totalidade dos pontos de interesse referidos nos sub-percursos PR11.1 e PR11.2.

O PR11.1, com 11,4 km, corresponde ao segmento que apresenta um desnível mais acentuado. Com início no largo 1º de Maio, no Ramalhal, segue para oeste em direção à aldeia de Vila Facaia, passando pelo Vale das Fontainhas e atravessa a A8 por uma travessia inferior. Virando à esquerda, inicia-se então uma subida para o alto do Casal da Espadaneira de onde se pode apreciar uma magnífica paisagem, incluindo o vale que serve de passagem ao rio Alcabrichel que vai desaguar em Porto Novo. O percurso continua a descer agora para Vila Facaia, que oferece como pontos de interesse a sua Capela do Divino Espirito Santo, o Coreto e o Cruzeiro. Continuando no sentido sudoeste até ao final da aldeia, passando pelo Parque das Merendas, inicia-se uma descida que se prolonga até à travessia do rio. O percurso prossegue, de novo a subir em direção ao Ameal, passando por vastos terrenos de produção de morangos e por uma fonte natural, conhecida como Fonte da Mina. Mais alguns quilómetros e é atingido o largo da Igreja de Santo António, no Ameal, onde, como pontos de interesse existem precisamente a capela, e o seu cruzeiro. A ligação ao Ramalhal é feita percorrendo a variante que passa pela Fonte de Santo António, onde existe também o Lavadouro, já desativado, e que liga à EN8, junto ao edifício do extinto restaurante Azenha da Ponte. Cerca 300 metros após entrar na estrada nacional, termina o percurso.

O PR11.2, com uma distância de 10.6 km, é o mais indicado para quem gosta de fazer caminhadas mais curtas. Tem também o seu ponto de partida no Ramalhal e começa por percorrer a variante no sentido inverso do PR11.1, de modo fazer a ligação ao largo da Igreja de Santo António, no Ameal. Segue-se então no sentido sudoeste, para a localidade da Abrunheira, passando por alguns morangais e terrenos de cultivo de hortícolas. Já na Abrunheira, o trajeto passará pelos lavadouros públicos, pela fonte e pelo Largo da Mina, continuando junto à Capela de São Sebastião, até ao largo da Associação Recreativa. Pouco depois, o percurso cruza a Linha do Oeste por uma passagem inferior, junto à Estação Ferroviária do Ramalhal, onde se pode observar o que resta do seu Jardim, em tempos galardoado com vários prémios. Aproximadamente dois quilómetros depois é atingido o ponto de chegada, o Ramalhal, terminando, assim, o percurso.

LOCAIS DE INTERESSE DURANTE O PERCURSO
Ramalhal: Largo 1º de maio; Igreja Matriz; Museu Etnográfico; Azenhas; Estação Ferroviária
Ameal: Igreja de Santo António do Ameal; Centro Social; Chafariz; Fonte de Santo António; Azenha da Ponte; Ermida de São Lourenço do Ameal.
Abrunheira: Capela de São Sebastião, Associação Cultural Recreativa e Desportiva; Largo da Mina.
Vila Facaia: Igreja do Divino Espírito Santo; Cruzeiro; Coreto; Parque de Merendas

FICHA TÉCNICA DOS PERCURSOS

Nome do percurso: PR11 TVD - Rota do Morango - Ramalhal/Ameal
Localização e respectiva região:Distrito - Lisboa
Concelho - Torres Vedras
Freguesia - Ramalhal
Localidades - Ramalhal, Ameal, Abrunheira e Vila Facaia
Tipo de Percurso: Circular
Distância:
PR11TVD – Vermelho - Percurso Total - 20.2 kms
PR11.1 TVD - Percurso Verde - 11.3 kms
PR11.2 TVD - Percurso Amarelo - 10.5 kms

Info e inscrições: desporto@cm-tvedras.pt ou www.rotadomorango.pt
Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras, Junta de Freguesia do Ramalhal e Centro Comunitário de Santo António do Ameal
Distância: 11,4 kms


Atividade Gratuita


Última atualização: 19.10.2016 - 11:03 horas
voltar ao topo ↑