Torres Vedras

Agenda

"Situação linguística do Luxemburgo, com destaque para a posição atual do português"

Palestra

Até 10 de setembro 2016 | 17h30

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Destinatários: Adultos

Na primeira parte da apresentação é referida de modo resumido a complexa situação linguística do Luxemburgo, com três línguas oficiais, uma língua nacional e várias outras línguas utilizadas por diferentes estratos da população. De modo interativo são apresentados vários exemplos práticos da utilização dos vários idiomas.

A segunda parte da exposição debruça-se sobre a situação atual do português, língua de cerca de um quarto da população, mas paradoxalmente carecendo de qualquer estatuto oficial. São sucessivamente referidas as camadas populacionais lusófonas, o aumento exponencial do número de portugueses, as tentativas e resistências do ensino integrado, o flagelo do insucesso escolar, bem como as suas razões e tentativas para o seu combate, e alguns pormenores e curiosidades geográficas. Foca-se a qualidade deficiente do português de uma maneira geral, tanto a nível da escrita como da oralidade, sendo apresentados alguns exemplos práticos que culminam num curto momento lúdico. Finalmente são enumerados e mostrados os principais órgãos da comunicação social em português no Luxemburgo, salientando-se a importância crescente da nossa língua em determinadas circunstâncias e as vantagens e inconvenientes que tal acarreta.

Apresentação: António Callixto - Licenciado em Filologia Germânica, Filólogo e investigador linguístico, Antigo chefe da unidade de tradução portuguesa do Tribunal de Contas Europeu, Luxemburgo (1986-2012)

Imagem retirada do Facebook [Portugueses no Luxemburgo]


Atividade Gratuita


Última atualização: 31.08.2016 - 12:07 horas
voltar ao topo ↑