Torres Vedras

Agenda

O Cinema de Pedro Sena Nunes

Cinema

Até 16 de outubro 2014 | 21h30 às 23h00

Cinema O Cinema de Pedro Sena Nunes

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/12

“Depois de termos tido a experiência de um primeiro ano em que uma vez por trimestre convidávamos um realizador para vir apresentar o seu filme e estar à conversa com o público, damos agora um passo em frente e fazemos um ciclo específico sobre um realizador, neste caso o Pedro Sena Nunes, partilhando um percurso e uma seleção de filmes, por três dos géneros em que trabalha: o documentário, a ficção e o cinema experimental”

 

14 de outubro (Ficção)

15 de outubro (Experimental)

16 de outubro (Documentário) conversa no final com o realizador

Pedro Sena Nunes

Nasceu em Lisboa em 1968.

Estudou cinema em Lisboa, Barcelona, Praga, Amsterdão, Potsdam e Glasgow. Participou em cursos de escrita, fotografia, vídeo e teatro entre Barcelona, Lyon, Sitges, Budapeste, Lisboa e Florença.

Desde 1994 que se dedica à área pedagógica, dirigindo laboratórios dedicados à experimentação. Lecciona nas áreas de realização cinematográfica e narrativas transdisciplinares na ETIC, IPA e ESMAE.

Realizou documentários, ficções e filmes experimentais.  Destaque para o projecto Microcosmos - uma série dedicada às províncias portuguesas. Produziu mais de 150 spots publicitários para a televisão e rádio. Co-fundou a Companhia Teatro Meridional com Miguel Seabra, Alvaro Lavín e Julio Salvaterra. 

Regularmente, colabora com coreógrafos, encenadores, artistas plásticos, actores, designers, músicos e arquitetos. Tem sido convidado para participar em conferências nacionais e internacionais.  

Participou com diversos projectos nas Capitais Europeias e Nacionais da Cultura e Exposições Mundiais destaque para Lisboa’94, Copenhaga’96, Porto 2001, Expo’98 e Saragoça’08 e Euro 2004.

É consultor e coordenador de diversos projectos culturais, destaque para a colaboração com a Vo’arte. Co-dirige os Festivais InShadow, InArte e InMotion. Integra as equipas dos projectos europeus Fragile, Unlimited e European Video Dance Heritage. 

Foi júri em vários festivais e concursos. Conta no seu curriculum com vários prémios e distinções nas áreas da fotografia, vídeo e cinema. 

coprodução ATV


Atividade Gratuita


Lotação: 400
acesso a público com mobilidade condicionada

Numa cidade com alguma tradição no cinema, nomeadamente num passado cineclubista, é objetivo lançar e dinamizar uma série de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo através da exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo, a sociedade, a descodificação da linguagem ou a criação de novos públicos.

Para isso tentamos inovar nas formas de apresentação, diversificando os géneros, as origens, mas também sempre que possível, complementando as exibições com informação diversa como trailers, recortes de imprensa, conversas com realizadores e cartazes originais dos filmes.

Depois de dois anos de exibição, com intervenções diversas que antecediam os filmes, o Café com Filmes inaugurou novo modelo de programação em 2012. Os filmes passaram a ser exibidos na sala principal e apenas ocorrerá uma intervenção especial no final de cada temporada, em junho.

No ano seguinte, criou-se o “Lugar ao Clássico” onde, uma vez por trimestre, é exibido um clássico da história do cinema. Passaram-se a convidar regularmente realizadores portugueses, para estar à conversa com o público depois da apresentação dos seus filmes e por fim, iniciou-se o Café com Filmes Escolas, num projeto piloto com a escola Henriques Nogueira, numa abordagem mais artística.

Em 2014 alargou-se o projeto às escolas de 2º e 3º ciclo e secundário do concelho, com uma aproximação mais focada no domínio do social, servindo os filmes (e as fichas pedagógicas que os acompanham) para tratar de diversos assuntos fraturantes da sociedade (parceria com Associação Zero em Comportamento).

No seu 5º aniversário surgem duas novidades: a primeira exibição de um filme musicado ao vivo (Terra dos Carecas) e o lançamento do facebook em nome próprio (ATVCafecomFilmes), permitindo concentrar e até alargar a informação sobre os filmes e promover uma maior interação com os interessados no projeto. Foi também criado o Café com Filmes Famílias, em que as sessões, ao domingo à tarde, eram dedicadas aos mais novos.

Em 2018, surge a rúbrica "E O Cinema Vai Para...", onde uma vez por trimestre, a atividade chega às diversas freguesias do concelho.

Co-produção: ATV

Publicado: 13.08.2014 - 16:00 horas
voltar ao topo ↑