Torres Vedras

Agenda

30 anos e depois?

Jogo

Até 27 de julho 2016 | 10h30 às 11h30

Oficina infantojuvenil

Evento já ocorrido

Local: Praia do Mirante
Destinatários: Crianças dos 5 aos 12 anos

Esta atividade integra o(s) programa Santa Cruz.365 | Onda de Verão

Como será o litoral daqui a umas décadas? Os nossos hábitos vão ter de mudar?

Com base no tema 30 anos, 30 critérios, um objetivo (tema 2016 do Programa Bandeira Azul) vem participar num jogo que te explicará as consequências das nossas ações no planeta e o que poderá acontecer se não tivermos comportamentos mais sustentáveis.


Atividade Gratuita


Em 2018, o Programa Bandeira Azul trabalha o tema “O Mar que Respiramos”.

50% do dióxido de carbono lançado na atmosfera é absorvido pelos oceanos e 70% do oxigénio da Terra é produzido pelo plâncton marinho. O papel das florestas marinhas é fundamental, são as algas mais pequenas que nos dão o ar que respiramos. Por sua vez, as florestas terrestres são fundamentais para os ecossistemas, são o habitat de 80% da biodiversidade terrestre e são elas que garantem a água doce de que todos os seres vivos dependem.

Este tema procura despertar consciências para a influência que os oceanos exercem em todos os aspetos da vida no planeta, de que forma afetam e são afetados pelas alterações climáticas e o que isso significa a longo prazo. Este tema pretende ainda demonstrar a ligação existente entre ecossistemas terrestres e marinhos e como a vida no mar está tão dependente de pequenos gestos em nossas casas.

O caminho passa pela educação ambiental e pela adoção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos. Uma educação para a conservação, proteção e melhor gestão, que começa nas florestas e termina no mar.

Publicado: 30.05.2016 - 12:31 horas
voltar ao topo ↑