Torres Vedras

Agenda

Entre - Formação Projetos Culturais

Workshop

Até 7 de maio 2016 | 10h30 às 17h30

Formação

Evento já ocorrido

Local: Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras
Destinatários: Maiores de 16/ tecido associativo do concelho

Esta atividade integra o(s) programa Plano de Formação às Associações Culturais 2020

Entre: é o conceito, verbo e substantivo, que convida a visitar Torres Vedras e a pensar sobre projetos culturais para este espaço-entre. Uma cidade próxima de Lisboa, mas a caminho do interior; sede de um extenso município entre a serra e o mar, a ruralidade circundante e a urbanidade de micrópole ainda no encalço da capital.

O workshop aborda a singularidade e potencialidades destes espaços-entre em geografias físicas e culturais. São espaços in between ou de trans/fronteira onde se cruzam escalas, dinâmicas, referências e perímetros, de rurais a urbanos, tradicionais e contemporâneos, locais e alargados. Esta formação também contextualiza os espaços-entre no mapa da diversidade europeia a que pertence Torres Vedras, sendo a Europa com as atuais problemáticas um eixo a atender para a construção de projetos.

A primeira sessão procede a esse enquadramento, incluindo referências institucionais e projetos de âmbito europeu. A segunda sessão destina-se a projetos de e para Torres Vedras como espaço-entre. Assim, projetos igualmente de interface em dois sentidos. Seja porque tecem uma rede criativa, reflexiva e de intervenção que mobiliza artes, culturas, identidades, memórias, patrimónios; seja porque se colocam, ou devem colocar, in between e como ponte entre espaços, local e abrangente. Hoje, necessariamente transcultural, cosmopolita, europeu, e para além da Europa.

PROGRAMA

1ª sessão / Perspetivas / 10h30 – 13h00

  • Europa,  a diversidade de geografias culturais
  • Espaços-entre, tipologias e abordagens
  • Problemáticas contemporâneas trans/locais
    (cidadania, literacia; cosmopolitismo, transculturalidade;identidade, memória; criatividade e património)

2ª sessão / Projetos / 14h30 – 17h30
Para esta sessão os participantes no workshop podem trazer exemplos de projetos desenvolvidos em Torres Vedras, contribuindo com o relato da sua experiência para a reflexão e debate nos pontos seguintes.

  • Torres Vedras: contexto e casos
  • Escalas do olhar, de local a abrangente
  • De ideias a conceitos para projetos; referências, metáforas e narrativas
  • A construção de imaginários e dinâmicas culturais
  • Condições e metodologias para a realização de projetos

 

Idalina Conde
Professora e investigadora no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), doutorada em sociologia com especialidade sobre arte e cultura, autora de várias publicações nestas áreas. Colaborou em projetos europeus, nomeadamente do ERICARTS - European Institute for Comparative Cultural Research. Desenvolve atualmente uma linha de estudos sobre a Europa em visão cultural, com iconografias do património e arte contemporânea. Entre outras iniciativas com temáticas europeias, realizou os seguintes workshops: Criatividade em Agenda na Europa, na Representação da Comissão Europeia em Portugal, com duas edições em 2012 e 2013; Património em Agenda na Europa, na Casa-Museu Medeiros e Almeida em Lisboa, 20 e 21 de janeiro de 2015; Políticas Culturais na Europa, na Casa-Museu Medeiros e Almeida em Lisboa, 16 e 17 de fevereiro de 2016. É igualmente professora e autora de estudos sobre auto/biografias, memórias e histórias de vida, área em que tem desenvolvido várias ações de formação desde 2008. A última decorreu em 30 de janeiro de 2016 no Centro UMAR em Lisboa, workshop Passado Presente: Trabalhar com Memórias também com reflexão sobre a linha da remembrance na Europa.

(Cred. fotográfico: Imagem relativa a parte do projeto de Ai Wei Wei, Fairytale, Documenta 12, Kassel, 2007)

 

Formadora: Idalina Conde, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
Inscrições: pelo tlf.: 261 320 749 ou pelo e-mail: cultura@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


Lotação: 20
acesso a público com mobilidade condicionada

Última atualização: 02.05.2016 - 16:55 horas
voltar ao topo ↑