Torres Vedras

Agenda

Charlie Mancini apresenta: “Viagem à Lua” e “As Sete Ocasiões de Pamplinas” | Café com Filmes

Cinema ao ar livre

Até 17 de junho 2016 | 21h45 às 23h00

Cinema

Evento já ocorrido

Local: Parque de Estacionamento do Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: maiores de 6

Charlie Mancini apresenta:
“Viagem à Lua” e “As Sete Ocasiões de Pamplinas”, dois clássicos do cinema mudo, musicados ao vivo.
Charlie Mancini desfila sons para conceder a expressão correta através do acompanhamento das imagens que o espetador vê no ecrã. Os acordes, harmonias, melodias e dissonâncias que se ouvem, fazem um bailado coreografado entre a imagem em movimento e a música, criando a sétima arte. Uma performance única e irrepetível.

Viagem à Lua

França, 1902
Realização: Georges Méliès
Ficção Científica
Duração: 14 min
Trailer

O professor Barbenfouillis (Georges Méliès) convence os seus colegas a participarem numa viagem exploratória à Lua. Partem numa nave que aterra no olho direito da Lua.
Chegados à Lua, eles encontram habitantes hostis que os levam ao seu rei.
Os exploradores conseguem fugir quando descobrem que os inimigos evaporam com um simples toque de um guarda-chuva... Este foi um dos primeiros filmes que se tem conhecimento de ficção científica. Uma parte perto da cena final foi animada, fazendo com que este também seja um dos primeiros filmes animados.

As Sete Ocasiões de Pamplinas

EUA, 1925
Realização: Buster Keaton
Comédia
Duração 56 min
Trailer

Um homem quase falido pode herdar uma grande fortuna, caso encontre uma noiva. Esta premissa só é válida até às 7 horas do mesmo dia em que o testamento é lido, o que leva a eventos inesperados.


Atividade Gratuita


Lotação: 200
acesso a público com mobilidade condicionada
Evento no Facebook

Numa cidade com alguma tradição no cinema, nomeadamente num passado cineclubista, é objetivo lançar e dinamizar uma série de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo através da exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo, a sociedade, a descodificação da linguagem ou a criação de novos públicos.

Para isso tentamos inovar nas formas de apresentação, diversificando os géneros, as origens, mas também sempre que possível, complementando as exibições com informação diversa como trailers, recortes de imprensa, conversas com realizadores e cartazes originais dos filmes.

Depois de dois anos de exibição, com intervenções diversas que antecediam os filmes, o Café com Filmes inaugurou novo modelo de programação em 2012. Os filmes passaram a ser exibidos na sala principal e apenas ocorrerá uma intervenção especial no final de cada temporada, em junho.

No ano seguinte, criou-se o “Lugar ao Clássico” onde, uma vez por trimestre, é exibido um clássico da história do cinema. Passaram-se a convidar regularmente realizadores portugueses, para estar à conversa com o público depois da apresentação dos seus filmes e por fim, iniciou-se o Café com Filmes Escolas, num projeto piloto com a escola Henriques Nogueira, numa abordagem mais artística.

Em 2014 alargou-se o projeto às escolas de 2º e 3º ciclo e secundário do concelho, com uma aproximação mais focada no domínio do social, servindo os filmes (e as fichas pedagógicas que os acompanham) para tratar de diversos assuntos fraturantes da sociedade (parceria com Associação Zero em Comportamento).

No seu 5º aniversário surgem duas novidades: a primeira exibição de um filme musicado ao vivo (Terra dos Carecas) e o lançamento do facebook em nome próprio (ATVCafecomFilmes), permitindo concentrar e até alargar a informação sobre os filmes e promover uma maior interação com os interessados no projeto. Foi também criado o Café com Filmes Famílias, em que as sessões, ao domingo à tarde, eram dedicadas aos mais novos.

Em 2018, surge a rúbrica "E O Cinema Vai Para...", onde uma vez por trimestre, a atividade chega às diversas freguesias do concelho.

Co-produção: ATV

Última atualização: 11.04.2016 - 11:53 horas
voltar ao topo ↑