Torres Vedras

Agenda

Opera Hansel & Gretel

Temporada Darcos 2016

Até 4 de dezembro 2016 | 16h00

Música TEMPORADA DARCOS 2016

Evento já ocorrido

Engelbert Humperdinck, discípulo e assistente de Wagner, é sobretudo famoso pela composição da ópera para crianças Hansel & Gretel (João e Maria), cujo libreto foi escrito pela sua irmã. A ópera, em três atos, conta a história de dois irmãos que se perdem na floresta, e são presos por uma bruxa má que os quer pôr no caldeirão para os cozinhar... Claro que estes dois irmãos, João e Maria, traquinas mas muito espertos, conseguem ludibriar a bruxa e inverter a situação, libertando uns outros tantos meninos também prontos para o caldeirão! O final, apoteótico e comovente, é feito com os meninos salvos cantando uma canção jubilante, festejando a libertação de todos e a alegria do amor e da amizade! Com o espírito natalício à porta, nada melhor que uma aventura deste tipo para nos preparamos para mais uma quadra festiva e familiar! E já agora, festejamos também o português cantado, numa belíssima versão portuguesa de Alexandre Delgado!

Versão portuguesa de Alexandre Delgado
Nuno Côrte-Real, direção musical
Mário João Alves, encenação

H. Humperdinck (1854-1921)

Hansel & Gretel - Ópera em três atos

Orquestra do Norte
Solistas a anunciar
Coro Infantil das Escolas do Concelho de Torres Vedras

 


Preço: 5

A Temporada Darcos 2016, na sua nona edição, apresentará nas cidades de Torres Vedras, Lisboa e Almada, nove programas entre concertos sinfónicos, vocais e de câmara.
Em parceria com o Centro Cultural de Belém, as orquestras espanholas Real Filharmonía de Galiza e Orquesta Ciudad de Granada, apresentam-se pela primeira vez em Lisboa e Torres Vedras, onde interpretarão dois programas contrastantes, com direção musical de Nuno Côrte-Real; nestes dois concertos, que terão lugar respetivamente em Janeiro e Outubro, serão ainda solistas o baixo Nicola Ulivieri (interpretando árias de Mozart, Verdi e Rossini), o violinista Massimo Spadano (interpretando o concerto de Schumann), e o soprano Dora Rodrigues (na estreia da versão orquestral do ciclo “Livro de Florbela”, de Côrte-Real). Nota importante é a homenagem da Temporada Darcos ao compositor António Vitorino D’Almeida, celebrando os seus 75 anos com a estreia absoluta pela Real Filharmonía de Galiza, da obra sinfónica “Ondas do mar de Vigo”, encomenda da Temporada Darcos.
De destacar ainda o convite ao aclamado pianista António Rosado, na interpretação do Concerto para Violino, Piano e Quarteto de Cordas, de Chausson, conjuntamente com Massimo Spadano e o Ensemble Darcos. O Ensemble Darcos prosseguirá a sua atividade de excelência, interpretando as mais importantes obras de câmara da história da música ocidental, assim como a estreia absoluta do ciclo para coro e ensemble, Novíssimo Cancioneiro – livro segundo, de Côrte-Real, dedicado ao Cante e aos cantares de Serpa. De destacar, por último, a apresentação da ópera Hansel & Gretel, de E. Humperdinck, numa versão portuguesa de Alexandre Delgado, com encenação de Mário João Alves.

A Temporada Darcos 2016, tem o apoio institucional da  Câmara Municipal de Torres Vedras, Centro Cultural de Belém, Teatro Municipal Joaquim Benite, RDP-Antena 2, Direção Geral das Artes/Secretaria Estado da Cultura e Embaixada de Espanha.

Programa

Última atualização: 13.09.2016 - 14:15 horas
voltar ao topo ↑