Torres Vedras

Agenda

Música Tradicional Portuguesa

Temporada Darcos 2016

Até 17 de dezembro 2016 | 21h30

Música

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Este Natal compre no comércio tradicional

O Ensemble Darcos e o Coro Ricercare juntam-se uma vez mais com o objetivo de interpretarem duas obras de dois compositores contemporâneos que têm vindo a reivindicar uma linguagem musical livre, em rutura com os dogmas da academia e fortemente inspirada pela cultura popular portuguesa. Assim, Epigramas a Francisco de Lacerda, de Eurico Carrapatoso (n. 1962), composta em 2000 e baseada em melodias populares maioritariamente transmontanas e açorianas, tem honras de abertura, sucedendo-lhe o Novíssimo Cancioneiro – Livro Primeiro op. 12, de Nuno Côrte-Real (n. 1971), um ciclo constituído por doze peças que utiliza a canção de embalar Nana nana, meu menino como uma forma de motivo condutor.

 

Programa:

E. CARRAPATOSO (1962-)
Epigramas a Francisco de Lacerda
para viola, contrabaixo e piano
I.Ex abrupto
II.Ex nihilo I
III. Balho
IV. Ex nihilo II
V. Ex abrupto

N. CÔRTE-REAL (1971-)
Novíssimo Cancioneiro – livro primeiro  op. 12

I. Muineira de Callobre
II. Oliveiras, Oliveiras
III. Nana, nana, meu menino
IV. Ó Laurinda, linda, linda
Interlúdio Alentejano
V. Oh! Bento Airoso
VI. Nana, nana, meu menino
VII. Bendita e louvada seja
VIII. Muineira de A Paínza
IX. Ai, ó divina Santa Cruz
X. Vou-me embora para Lisboa
XI. Nana, nana, meu menino
Interlúdio Trasmontano
XII. Ai, tu é que és o meu rapaz

Coro Ricercare
(maestro do coro: Pedro Teixeira)

Ensemble Darcos
Marina Camponês, flauta
Paula Carneiro, violino
Reyes Gallardo, viola
Pedro Wallenstein, contrabaixo
Helder Marques, piano


Nuno Côrte-Real, direção musical


Preço: 5

Teatro-Cine de Torres Vedras-

Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 17h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


A Temporada Darcos 2016, na sua nona edição, apresentará nas cidades de Torres Vedras, Lisboa e Almada, nove programas entre concertos sinfónicos, vocais e de câmara.
Em parceria com o Centro Cultural de Belém, as orquestras espanholas Real Filharmonía de Galiza e Orquesta Ciudad de Granada, apresentam-se pela primeira vez em Lisboa e Torres Vedras, onde interpretarão dois programas contrastantes, com direção musical de Nuno Côrte-Real; nestes dois concertos, que terão lugar respetivamente em Janeiro e Outubro, serão ainda solistas o baixo Nicola Ulivieri (interpretando árias de Mozart, Verdi e Rossini), o violinista Massimo Spadano (interpretando o concerto de Schumann), e o soprano Dora Rodrigues (na estreia da versão orquestral do ciclo “Livro de Florbela”, de Côrte-Real). Nota importante é a homenagem da Temporada Darcos ao compositor António Vitorino D’Almeida, celebrando os seus 75 anos com a estreia absoluta pela Real Filharmonía de Galiza, da obra sinfónica “Ondas do mar de Vigo”, encomenda da Temporada Darcos.
De destacar ainda o convite ao aclamado pianista António Rosado, na interpretação do Concerto para Violino, Piano e Quarteto de Cordas, de Chausson, conjuntamente com Massimo Spadano e o Ensemble Darcos. O Ensemble Darcos prosseguirá a sua atividade de excelência, interpretando as mais importantes obras de câmara da história da música ocidental, assim como a estreia absoluta do ciclo para coro e ensemble, Novíssimo Cancioneiro – livro segundo, de Côrte-Real, dedicado ao Cante e aos cantares de Serpa. De destacar, por último, a apresentação da ópera Hansel & Gretel, de E. Humperdinck, numa versão portuguesa de Alexandre Delgado, com encenação de Mário João Alves.

A Temporada Darcos 2016, tem o apoio institucional da  Câmara Municipal de Torres Vedras, Centro Cultural de Belém, Teatro Municipal Joaquim Benite, RDP-Antena 2, Direção Geral das Artes/Secretaria Estado da Cultura e Embaixada de Espanha.

Programa

Última atualização: 15.12.2016 - 10:54 horas
voltar ao topo ↑