Torres Vedras

Agenda

António Rosado

Temporada Darcos 2016

Até 3 de junho 2016 | 21h30

Música TEMPORADA DARCOS 2016

Evento já ocorrido

Local: Teatro Municipal de Almada

Ernest Chausson foi um compositor francês que viveu durante a segunda metade do séc. XIX. Tímido e reservado, iniciou tarde os seus estudos musicais, mas logrou estudar com figuras tão proeminentes como Massenet ou Franck. O seu Concerto para piano, violino e quarteto de cordas é uma obra maior na música de câmara ocidental, e uma das mais famosas do autor. Os seus quatro andamentos evidenciam o carácter solista do piano e do violino, assim como um inexcedível virtuosismo pianístico patente no último andamento. Atento e inteligente, Chausson consegue nesta obra uma síntese notável entre a harmonia romântica de Franck, e o universo leve e poético de Fauré. Já num contexto mais popular, as restantes duas obras em programa, de Joaquín Turina e Alexandre Delgado, embora escritas em períodos muito diferentes, evidenciam uma certa atmosfera ibérica, um gosto pela tradição da terra e seus costumes, seja Andaluza ou Açoriana. Uma grande noite de música, com especial destaque para a participação do pianista António Rosado e do violinista Massimo Spadano! E o Ensemble Darcos, pois com certeza!   

 

Programa:

J. Turina (1882-1949)
Cena Andaluza (op. 7)
sexteto para viola, piano e quarteto de cordas

A. Delgado (1965-)
Pequena suite Laurissilva
I. A Levada
II. A Floresta
III. O Pombo Trocaz

pausa

E. Chausson (1855-1899)
Concerto para piano, violino e quarteto de cordas, em ré maior (op. 21)
I. Décidé
II. Sicilienne
III. Grave
IV. Très anime

António Rosado, piano
Massimo Spadano, violino e viola

ENSEMBLE DARCOS
Gaël Rassaert e Paula Carneiro, violinos
Reyes Gallardo, viola
Filipe Quaresma, violoncelo


Atividade Gratuita


A Temporada Darcos 2016, na sua nona edição, apresentará nas cidades de Torres Vedras, Lisboa e Almada, nove programas entre concertos sinfónicos, vocais e de câmara.
Em parceria com o Centro Cultural de Belém, as orquestras espanholas Real Filharmonía de Galiza e Orquesta Ciudad de Granada, apresentam-se pela primeira vez em Lisboa e Torres Vedras, onde interpretarão dois programas contrastantes, com direção musical de Nuno Côrte-Real; nestes dois concertos, que terão lugar respetivamente em Janeiro e Outubro, serão ainda solistas o baixo Nicola Ulivieri (interpretando árias de Mozart, Verdi e Rossini), o violinista Massimo Spadano (interpretando o concerto de Schumann), e o soprano Dora Rodrigues (na estreia da versão orquestral do ciclo “Livro de Florbela”, de Côrte-Real). Nota importante é a homenagem da Temporada Darcos ao compositor António Vitorino D’Almeida, celebrando os seus 75 anos com a estreia absoluta pela Real Filharmonía de Galiza, da obra sinfónica “Ondas do mar de Vigo”, encomenda da Temporada Darcos.
De destacar ainda o convite ao aclamado pianista António Rosado, na interpretação do Concerto para Violino, Piano e Quarteto de Cordas, de Chausson, conjuntamente com Massimo Spadano e o Ensemble Darcos. O Ensemble Darcos prosseguirá a sua atividade de excelência, interpretando as mais importantes obras de câmara da história da música ocidental, assim como a estreia absoluta do ciclo para coro e ensemble, Novíssimo Cancioneiro – livro segundo, de Côrte-Real, dedicado ao Cante e aos cantares de Serpa. De destacar, por último, a apresentação da ópera Hansel & Gretel, de E. Humperdinck, numa versão portuguesa de Alexandre Delgado, com encenação de Mário João Alves.

A Temporada Darcos 2016, tem o apoio institucional da  Câmara Municipal de Torres Vedras, Centro Cultural de Belém, Teatro Municipal Joaquim Benite, RDP-Antena 2, Direção Geral das Artes/Secretaria Estado da Cultura e Embaixada de Espanha.

Programa

Última atualização: 27.05.2016 - 09:09 horas
voltar ao topo ↑