Torres Vedras

Agenda

Inauguração do PR10 - Rota da Água

Percurso Pedestre

Até 14 de novembro 2015 | 10h00 às 13h00

Atividade física

Evento já ocorrido

Local: Concentração: Parque Verde da Ponte, Ponte do Rol

Esta atividade integra o(s) programa Festas de Torres Vedras

PR10 - Rota da Água

É um percurso pedestre que pretende divulgar e preservar vários poços, linhas de água e outros patrimónios neste âmbito, procurando partilhar a sua história, importância para a comunidade e valorizar um recurso natural essencial para a vida no planeta como é a água.

O PR10 é um percurso circular com um total de 20 km, tendo sido criada uma derivação com cerca 11 km. O PR10.1 separa-se aproximadamente ao meio do percurso, no Km 10. A descrição refere-se ao percurso maior, abrangendo todas as partes do percurso.

O Parque Verde da Ponte, pela sua localização e características, será o núcleo do percurso que se desenvolve por zonas urbanas e rurais da freguesia. Apesar da água ser o tema base também se pretende divulgar o património edificado e natural da freguesia.

Iniciando o percurso para Este, a escassos 400 m chegamos ao Largo Álvaro da Ponte, onde podemos encontrar vários edifícios centenários, tipo palacetes, alguns abrasonados, revestidos a azulejo e a Igreja Matriz datada do ano 1530, no entanto reconstruída após o terramoto de 1755. Neste largo existe ainda uma bica que assinala o início do abastecimento de água à população, no dia 1 de junho de 1986.

Após passar a E.N. 9, no início da Rua das Adegas, encontramos a Fonte das Adegas do ano de 1961, tendo sido requalificada em 2006. Continuando numa zona urbana, passamos pelos lavadouros, ainda ativos, datados de 1979 e por dois poços públicos centenários: “Poço da Ti Rita" e “Poço do Paraíso”.

Continuando para Norte, vamos misturando a paisagem urbana com a paisagem natural. Já no Alto Seixinho, onde temos uma paisagem deslumbrante de 360º, podemos avistar várias aldeias vizinhas e identificar diverso património edificado e natural do concelho.

Nesta zona predominam os campos agrícolas. Reza a história que a qualidade da água na Fontainha da Galegueira é muito boa. Muitos anónimos iam lá buscar água para consumo doméstico e outros.

Antes de começar a subir para a localidade da Gondruzeira, no Casal Galinha, atravessamos uma regueira, que como as outras, vai desaguar no Rio Sizandro. Já na aldeia, encontramos o Chafariz  da Gondruzeira, de 1940, que tem uma ligação única e direta à mina existente a montante, que mais à frente iremos encontrar.

Novamente em direção a Norte, passamos pelo poço público do Casal Malacas, atravessamos o pinhal da aldeia vizinha da Fonte Grada, descemos até à Ribeira Monzebro e caminhamos paralelamente até chegar à E.N.9 em Gibraltar, onde nos deparamos com o Poço Árabe - Estilo Mourisco.

Durante a subida para o Casal da Serra podemos avistar a cidade de Torres Vedras. Neste lugar, achamos duas minas de água distanciadas por 500 m e dois reservatórios de água, sendo que o maior é que se encontra ativo. 

Depois de descer até à localidade de Benfica, encontramos mais dois poços centenários: “Poço de Benfica” e “Poço Velho”. Continuando em direção ao Rio Sizandro onde podemos contemplar o vale e passar sobre o maior rio do concelho.

Do vale passamos para a serra, num ambiente fortemente natural e agrícola podemos, mais uma vez, admirar uma paisagem, por vários quilómetros, em todas as direções.

Após passar o Casal Telhadouro, chegamos ao Forte do Grilo, património militar integrado nas Linhas de Torres Vedras aquando das Invasões Francesas.

O percurso continua em direção ao Rio e ao lugar do Soito. É admirável ver a diversidade natural. Após passagem pela E.N. 9, junto à Ribeira, limite da freguesia, encontramos um imponente e vistoso pinheiro.

Após alguns metros a caminhar por campos agrícolas voltamos a entrar numa zona urbana, onde estão implantados vários equipamentos.

Antes de chegar ao Parque Verde da Ponte, junto à E.N. 9 podemos observar uma nora e o Poço da Escola.

A fundação da Freguesia de Ponte do Rol terá ocorrido em 1530, exatamente no mesmo ano em que foi concluída a igreja paroquial dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

Concentração: 09h00 | Parque Verde da Ponte
Tipo de percurso: Pequena Rota Circular
Distância: Aproximadamente 11km
Duração aproximada: 2h30
Grau de dificuldade: Médio
Coorganização: Câmara Municipal de Torres Vedras e Junta de Freguesia da Ponte do Rol

Inscrições: desporto@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


Última atualização: 09.11.2015 - 11:47 horas
voltar ao topo ↑