Torres Vedras

Agenda

Caligrafia com Luz

Exposição de Catarina Branco

Até 16 de janeiro 2016

Exposição

Evento já ocorrido

Local: Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Festas de Torres Vedras

Nos Açores, os tapetes de flores para as procissões são construídos nas ruas com a ajuda de grades em madeira, que têm formas geométricas básicas e que servem de suporte modular para a realização de um padrão.

Nesta instalação "Caligrafia", em vez de flores, é utilizado papel de cores picotado, dando-lhe um aspeto menos efémero. O facto de os módulos geométricos terem sido construídos de uma forma independente possibilita não só a sua deslocação para outro lugar, como a criação de novas composições consoante o espaço em que estiver exposta.
A peça define e constrói percursos, demarca territórios, tanto físicos como mentais. A nostalgia de um tempo passado, em contraponto com a contemporaneidade, permite viajar e ficcionar, dando dimensão, fluidez de movimento, jogando com a efemeridade e fragilidade, características desta peça.

As 3 peças de parede “Fez-se Luz”, emolduradas em caixas de madeira, mostram composições de grande formato, realizadas em papel recortado à mão, representando motivos festivos na linha das representações tradicionais das festas religiosas açorianas.

Catarina Branco
Ponta Delgada, 2015

Biografia de Catarina Branco

Catarina Branco nasceu em São Miguel, Açores, em 1974.
Viveu a sua infância e adolescência nos Fenais da Luz, freguesia rural do Concelho de Ponta Delgada.
Em 2000, terminou a Licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Realizou workshops de gravura, desenho e pintura, orientados pelos artistas Bartolomeudos Santos, João Queiroz e Pedro Calapez, respetivamente.
Catarina Branco é representada pela Fonseca Macedo – Arte Contemporânea, em Ponta Delgada, Açores.

Inauguração: 30 de outubro, 19h00


Atividade Gratuita


Última atualização: 09.10.2015 - 10:52 horas
voltar ao topo ↑