Torres Vedras

Agenda

"Pensando bem!... Introdução ao Pensamento Crítico", de Anabela A. Pinto

Apresentação do Livro Digital

Até 19 de setembro 2015 | 16h00

Leitura

Evento já ocorrido

Local: Auditório Municipal

"Contrariamente ao que muita gente pensa, pensar criticamente não é o mesmo que criticismo.
O pensamento crítico é uma forma de raciocínio que usa ferramentas intelectuais baseadas em lógica, sintaxe e filosofia.
A questão principal abordada no pensamento crítico é a seguinte: será que vou deixar esse argumento influenciar as minhas decisões e aquilo que eu penso?
Num mundo onde somos constantemente bombardeados por informação, torna-se difícil decidir em quem acreditar e avaliar a confiança das mensagens que chegam até nós. A arte de pensar criticamente refere-se à capacidade de avaliar de uma forma justa e objetiva a informação a que somos submetidos.
Pensar criticamente não é maldizer ou enxovalhar, mas notar falhas de raciocínio na argumentação.
Estudar Pensamento Crítico ajuda-nos a identificar fatores que são erróneos no nosso raciocínio e no raciocínio dos outros e protege-nos da manipulação mental.
O pensamento crítico ajuda na avaliação e resolução de dilemas e conflitos.
Aprender a pensar criticamente é uma forma de libertação que nos ajuda a pensar por nós próprios em vez de simplesmente seguir as opiniões dos outros."

Anabela de Assis Pinto

Anabela de Assis Pinto é natural de Torres Vedras.
Após a conclusão dos seus estudos no Liceu de Torres Vedras (1978), licenciou-se em Biologia pela Faculdade de Ciências de Lisboa (1987) e foi professora do ensino secundário em várias escolas do distrito de Lisboa, incluindo as escolas Madeira Torres e Henriques Nogueira.
Em 1988 foi viver para a Dinamarca onde recebeu várias bolsas para fazer estágios de especialização tendo feito Mestrado  em Ecologia de Água Doce  (1994) e Doutoramento em Ecologia Comportamental (1996) pela Universidade de Aarhus (Dinamarca). Passou um ano na Noruega  a trabalhar para o doutoramento e após conclusão foi para a Universidade de Oxford fazer um Pós-doutoramento no Departamento de Zoologia sobre comportamento e conservação de texugos.


Atividade Gratuita


Última atualização: 02.09.2015 - 15:46 horas
voltar ao topo ↑