Torres Vedras

Agenda

Bacalhau para Todos

Concurso

Até 30 de outubro

Concurso Bacalhau para Todos

Evento já ocorrido

Local: Centro de Educação Ambiental
Destinatários: Alunos do Ensino Pré-escolar, 1.º 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e utentes de Lares e Centros de Dia

Não é pescado nas costas portuguesas, mas está praticamente em todas as consoadas. Cozido, "com todos", no forno, com broa, o bacalhau é sinónimo de Natal. Quando é que começou exatamente a tradição em Portugal não se sabe com rigor, mas a relação dos portugueses com o bacalhau seco é fortíssima: Portugal é o maior consumidor de bacalhau do mundo, sendo responsável por 25% do consumo global.

A associação entre a identidade nacional e este peixe espalhou-se pelo mundo fora. Por isso, no dia 24 de dezembro, em vários países, em fusos horários diferentes, portugueses em Portugal e emigrados estarão a comer bacalhau e a associar o ato, mesmo que de forma inconsciente, à tradição. Durante o resto do ano, serão raros os chefs a trabalhar em Portugal que não tenham um prato de bacalhau na sua carta.

O concurso Bacalhau para todos consiste na decoração de uma estrutura em forma de Bacalhau, elemento tradicional na época de natal, através da reutilização de materiais.

Pretende-se, assim, promover as tradições culturais, bem como sensibilizar o público para a importância e vantagens da reutilização de materiais na criação de novos objetos, através de uma atividade lúdica e de expressão artística, numa época de grande consumismo como é a do Natal.

Pretende-se que na decoração de cada trabalho seja incluída uma receita de bacalhau, que durante o mês de dezembro será divulgada na página do facebook do Centro de Educação Ambiental.

Os trabalhos devem ser entregues no CEA, até ao dia 4 de dezembro, identificados e com memória discritiva que inclua os materiais utilizados.

Com a exposição dos trabalhos pretende-se proporcionar ao público visitante um momento lúdico e, ao mesmo tempo, incutir a reutilização como uma possível forma de arte.

A escolha dos trabalhos vencedores é efetuada pela Comissão de Acompanhamento do Centro de Educação Ambiental, com base nos seguintes critérios:

- resposta ao tema;

- criatividade e originalidade;

- demonstração da capacidade de reutilização de recursos;

- cumprimento das regras do presente regulamento.

Para a seleção de um trabalho vencedor é necessária a participação de um mínimo de 5 trabalhos.

O júri reserva-se o direito de não eleger um trabalho vencedor, caso estes não apresentem qualidade suficiente.

Da decisão do júri não há recurso.

Os prémios para os vencedores de cada escalão são:

- 1º e 3º escalão - visita às instalações da Constantinos S.A.

- 2º e 4º escalão - visita às instalações da Riberalves S.A.

- 5º escalão - 1 bacalhau.

A exposição dos trabalhos concorrentes decorrerá no edifício do Centro de Educação Ambiental entre os dias 7 de dezembro de 2015 e 6 de janeiro de 2016.

Após o final da exposição, os trabalhos devem ser levantados no CEA, até ao final do mês de janeiro.

Molde

Inscrições: Centro de Educação Ambiental, tlf.: 261 314 163 ou cea@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


Última atualização: 07.10.2015 - 14:53 horas
voltar ao topo ↑