Torres Vedras

Agenda

11ª MARCHA dos FORTES®

Até 10 de outubro 2015

Atividade física

Evento já ocorrido

Local: Torres Vedras, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos e Loures

Trata-se de um grande acontecimento nacional. É a grande festa dos Caminheiros da região de Lisboa que aceitam o desafio para percorrer os mais de 40 kms, em 12 horas.

A festa começa em Bucelas, ainda de noite, às 05h45, com o transporte em autocarros dos participantes para a Quinta do Vale do Corvo, no Turcifal, na base da Serra do Socorro, o maior cone vulcânico da região de Lisboa.

Nos pátios dessa Quinta, que serviu de quartel general ao 2º comandante do exército britânico da Península, o General Sir Brent Spencer e respetivo estado maior, os participantes tomam um reforço de pequeno almoço e às 07h00 é dada a partida para as mais de 12 horas de caminhada.

Os participantes chegam ao cume da Serra do Socorro pelas 07h30, com o espetáculo do nascer do dia. (A Serra do Socorro foi o posto de comunicações criado por Wellington e utilizado pela primeira vez em 1810 aquando das Invasões Francesas. Hoje existe aí um interessante núcleo museológico que estará aberto à nossa passagem).

Continuaremos por cumeadas e vales onde andaram os invasores franceses e os aliados, e que proporcionarão aos participantes a beleza dos grandes horizontes e da ruralidade da zona Oeste.
Passaremos por importantes Fortes e Fortins que constituem as Linhas de Torres - Serra do Socorro, Forte Grande da Enxara, Forte Pequeno da Enxara, Forte do Alqueidão, Forte da Carvalha, Forte do Arpim e terminamos em Bucelas, em plena Festa do Vinho e das Vindimas.

11ª MARCHA dos FORTES®  atravessa os Concelhos de Torres Vedras, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos e Loures

11ª MARCHA dos FORTES®, integrada no calendário anual da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada – FPME (membro da ERA), é uma Organização do Clube de Actividades de Ar Livre – CAAL (o 1º membro português da ERA) e que comemora este ano o seu 30º Aniversário, do Município de Loures e da AMPCTV, com o apoio dos Municípios de Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos, e das Juntas de Freguesia de Santo Quintino, Bucelas e Santiago dos Velhos. Juntam-se a nós também a Quinta do Vale do Corvo e a Revista Itinerante.

 


Atividade Gratuita


Última atualização: 07.10.2015 - 15:18 horas
voltar ao topo ↑