Torres Vedras

Agenda

Antestreia do telefilme “Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito”

Até 5 de dezembro 2022 | 21h30

Cinema

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras

Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito foi gravado em Torres Vedras em 2021. Agora, a antestreia do telefilme chega ao Teatro-Cine de Torres Vedras e irá contar com a presença do elenco, do argumentista, José Pinto Carneiro, e do produtor, Pablo Iraola.

Antes da exibição, será transmitido um vídeo com uma mensagem da realizadora, Daniela Ruah.

Após o telefilme, será aberta uma sessão de perguntas com o elenco e o argumentista para uma conversa com o público sobre a narrativa e os mecanismos técnicos utilizados, bem como a importância da multiculturalidade e os locais de uma cidade jovem, moderna, com uma atração cultural e abertamente “comunitária”.

Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito

No dia em que Portugal e Angola se defrontam no Mundial 2006, moçambicanos, angolanos, guineenses, são-tomenses, cabo-verdianos e portugueses juntam-se num festim de cerveja, peixe frito e expectativa.

Os mais nervosos são JJ e Mina, que aproveitam o jogo para anunciar à família dela que, apesar de não serem sequer noivos, vão ser pais. Tudo pode correr mal e, por isso, JJ leva consigo um padrinho com a barriga cheia de diamantes…

Assista aqui ao trailer.

Inspirado no livro Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito, de Ondjaki

Prosador, às vezes poeta, Ondjaki nasceu em Luanda em 1977, licenciou-se em Sociologia e é membro da União dos Escritores Angolanos.

Em Lisboa, fez teatro amador durante dois anos e um curso profissional de interpretação teatral. No ano 2000 recebeu uma menção honrosa no prémio António Jacinto (Angola) pelo livro de poesia Acto Sanguíneo. Participou em antologias internacionais (Brasil e Uruguai) e também numa antologia portuguesa. Correalizou um documentário sobre a cidade de Luanda (Oxalá Cresçam Pitangas – Histórias de Luanda).

Em 2013, com Os Transparentes, ganhou o Prémio José Saramago, e em 2016, com o mesmo livro, o Prix Littérature-Monde 2016, em França.

 


Atividade Gratuita


Última atualização: 05.12.2022 - 17:55 horas
voltar ao topo ↑